Pesquisar
Close this search box.

Rosca de Batatinha: Delicioso gosto caseiro

Rosca de Batatinha: Delicioso gosto caseiro – Em qualquer padaria, de qualquer esquina, é possível encontrar hoje uma rosca, ou pão-doce. Há de todos os tipos, para todos os gostos. Mas nem sempre foi assim

Por Lúcia Resende

Ainda na segunda metade do século passado, as roscas mais saborosas eram feitas em casa, seguindo receitas antigas, muitas vindas de outras terras. A tarefa fazia parte da rotina das mulheres, a quem cumpria fabricar as delícias que chegavam à mesa da família. Era costume também a troca de quitandas e de receitas entre vizinhas. Cuidava-se para que prato enviado cheio não voltasse vazio. E esmerava-se para agradar o paladar alheio.

Pois bem, é este o caso da delícia que a revista Xapuri traz nesta edição: a rosca de batatinha (batata inglesa). A delícia me chegou de surpresa, para o lanche de uma tarde calorenta, nas mãos de uma vizinha paranaense, de nome Ivani, nos anos 1980. Ela recebera o conhecimento de seus antepassados, imigrantes alemães, como gostava de ressaltar. E dela a receita chegou a esta mineira-goiana, que a faz pública.

Da Ivani, não mais tenho notícia, mas a rosca de batatinha permanece reinando por aqui!

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo especial

300 gramas de batatinha cozida e amassada

3 ovos

1 xícara de chá de açúcar

2/3 de xícara de manteiga ou margarina

1 colher de sopa de fermento para pão

1 pitada de sal

Leite o quanto baste

Coco ralado para polvilhar

Calda

3 xícaras de leite

1  1/2 de açúcar

Canela a gosto

Modo de fazer

Em uma bacia ou gamela, coloque o fermento, uma colher de açúcar e meia xícara de leite morno. Deixe descansar por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, acrescente os ovos, a batatinha, a manteiga derretida, o açúcar, o sal e misture bem. Vá acrescentando a farinha de trigo e sovando. Se preciso, acrescente mais leite, até terminar a farinha (deixe um restinho para usar na hora enrolar as roscas). Sove bastante, até ficar uma massa macia e solta. Deixe descansar até dobrar de tamanho. Depois de crescida a massa, enrole as roscas, deixe crescer novamente e asse. Depois de assadas, pincele fartamente com calda e polvilhe coco ralado. Aí, é só saborear!


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes