Dia internacional da terra: Entenda como surgiu e porque devemos refletir sobre o futuro do planeta
Um vazamento de óleo nos EUA, em 1969, resultou em uma campanha mundial
Por: Thiago Liconlins – aventurasnahistoria
Em 1969, após o grande vazamento de óleo em Santa Bárbara, na Califórnia, o senador Gaylord Anton Nelson propôs a realização de um ato que pudesse alertar a população sobre os problemas que amaçam o meio ambiente. Instigado, ele conseguiu formar uma equipe com 85 pessoas.
Em abril de 1970, o time reuniu 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Com protestos em universidades e pessoas se aglomerando em espaços públicos para debater sobre problemas que ameaçam o planeta, a campanha de conscientização se tornou viral.
De acordo com o site oficial do Dia Internacional da Terra: “Grupos que vinham lutando contra vazamentos de petróleo, fábricas e usinas de energia, esgoto, lixões tóxicos, pesticidas, estradas, a extinção da vida selvagem de repente perceberam que compartilhavam valores comuns.”.
Todos os anos, grandes corporações e ativistas ao redor do mundo criam projetos e campanhas que visam a proteção do planeta terra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ecoATM, 30% das pessoas entrevistadas plantam uma árvore para celebrar a data e 23% limpam parques locais. Entretanto, iniciativas como essa ainda não são adotadas ao redor do mundo.
Cheque especial
Um levantamento realizado pela Global Footprint Network revelou que a humanidade entrou no “cheque especial” em relação ao planeta terra. A pesquisa indica, por exemplo, que os seres humanos estão utilizando mais recursos naturais que a terra consegue repor. O desperdício também é um fator agravante.
– Por ano, produzimos 1,3 bilhão de toneladas de lixo no mundo.
– 54% do lixo produzido é destinado aos aterros sanitários. Apenas 24% é reciclado.
– 2,6 bilhões de toneladas de alimentos são consumidas por ano no mundo. Cerca de 1,3 bilhão de toneladas é perdida ou desperdiçada.
– 40% dos animais que habitam o planeta desapareceram desde 1970, ano em que o Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez.
Diante deste cenário alarmante, a data é importante para que as pessoas reflitam sobre os problemas que ameaçam a natureza e executem ações que, embora pequenas, já são o suficiente para fazer um bem imenso no futuro.
ANOTE: Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: http://xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.
Camiseta Krenak: http://xapuri.info/produto/camiseta-krenak/
“No dia em que não houver lugar no mundo para o índio, não haverá lugar para ninguém.” – Ailton Krenak. Arte: Wellington Martins.