Debate Cedem/Unesp: “A guerrilha do Araguaia – memória e história”
O último Debate Cedem/Unesp de 2018 abordou a guerrilha do Araguaia, ação ocorrida entre 1972 e 1974, a partir da obra Diário da guerrilha do Araguaia, organizada pelo sociólogo e jornalista Clóvis Moura. Lançada em 1979, a obra ainda pouco conhecida, foi apresentada pela professora Teresa Malatian. O texto insere-se no debate interno do PCdoB sobre a guerrilha, ampliado após a derrota do movimento.
A carta-relatório de Pedro Pomar ao Comitê Central do partido, em 1976, parece ter sido a principal fonte desse debate. A obra pretendeu atingir um público mais amplo que o da organização partidária, contribuindo para romper o silêncio na sociedade brasileira sobre o tema. Neste debate, outras colaborações para a compreensão do movimento serão do cineasta Vandré Fernandes, autor do documentário Camponeses do Araguaia, a guerrilha vista por dentro; dos escritores Carlos Amorim, autor de Araguaia: histórias de amor e guerra; e Pedro Est evam da Rocha Pomar, autor de Massacre da Lapa – Como o Exército liquidou o Comitê Central do PCdoB. O massacre foi ato final da guerrilha, quando os últimos dirigentes foram mortos em São Paulo, em 1976.
Fonte: Carta Maior
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.