A herança maldita do bolsonarismo
Parte das novidades vai ser incorporada por quem vier, ainda que seja oposição
Por Christian Lynch/Portal Vermelho
Elenco aqui cinco pontos.
1. Criou, pela introdução de uma cultura política autoritária, um novo nicho político ao dar um banho de loja no velho patrimonialismo centrônico, requentando o discurso integralista (Deus, Pátria e Família).
2. Criou um novo “modelo de negócios”, o cafetinismo democrático, que passa por explorar o ódio à democracia por meio da mentira. Modelo que sustenta a política autoritária no congresso e nas redes, além da jovem pan, capaz de monetizar bastante.
3. Criou um método de aparelhamento administrativo, destrutivo das práticas republicanas, pela cooptação dos desclassificados e ressentidos na administração, e pela intimidação dos bons e capazes. Agora ele tem o seu “pessoal” junto aos militares, policiais federais, procuradores e juízes, prontos para vazar informações e sabotar investigações contra a sua quadrilha.
4. Criou agora com a ajuda de Lira o suborno coletivo de congressistas pelo orçamento secreto, que vai ficar com umas pinceladas de transparência.
5. Criou laços fortes com a Internacional Fascista de Trump, Orban, Erdogan e caterva, para fazer o intercâmbio da tecnologia populista antidemocrática e financiamento auto-alimentado de negócios escusos
Tudo isso vai ficar. Parte das novidades vai ser incorporada por quem vier, ainda que seja oposição. E a quadrilha Bolsonaro ainda entregará o país em petição de miséria para dificultar o trabalho do sucessor e acusá-lo com sua bancada engordada de Weintraubs, Camargos e Frias.Ver também
Ficarão à espreita para voltar, como Trump e sua gangue. Para eles, a derrota ano que vem será uma batalha perdida, apenas. Porque como diz o Teitelbaum, para eles, a guerra é pela eternidade.
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião da Revista Xapuri.
O post A herança maldita do bolsonarismo apareceu primeiro em Vermelho.
