A Lenda do Uirapuru: o pássaro mágico que traz muita sorte
Diz a lenda que era uma vez um jovem guerreiro indígena, chamado Quaraçá, que morava com sua gente na floresta amazônica e adorava passear pelas matas tocando sua flauta de bambu. O som ecoava entre as árvores e fazia calar os bichos. Todos gostavam de escutar aquela música
Por Lúcia Resende
Um dia, enquanto passeava pela tribo, o jovem Quaraçá achou de se apaixonar pela belíssima Anahí, que era casada com o cacique. O jovem sabia que o seu amor era impossível, e logo a tristeza tomou conta dele. De tanto sofrer, nem queria mais tocar a sua flauta. A tristeza o consumia. Foi aí que ele resolveu pedir ajuda ao deus Tupã. Foi para o meio da floresta, tocou, tocou muito aquela flauta. Chorava e cantava e pedia ajuda.
Tupã ficou sensibilizado com o sofrimento do jovem e resolveu ajudar, transformando-o num pequeno pássaro colorido (vermelho e amarelo, com asas pretas), de belíssimo canto, e deu-lhe o nome de Uirapuru.
Naquele dia, Uirapuru voou pela floresta, voltou à tribo, cantou, voou de novo. E assim passou a fazer todos os dias, encantando a todos com seu forte e lindo canto. Toda vez que via a amada, ele pousava e cantava pra ela, que ficava maravilhada com o som daquele pequeno e lindo pássaro.
Com o tempo, o cacique da tribo também ficou encantado com o canto Uirapuru. Queria que ele ficasse cantando ali, pra sempre. Quis aprisioná-lo, fez uma arapuca, foi a sua procura e perdeu-se na floresta. Dele, ninguém mais teve notícia. Dizem que foi castigo do Curupira, o protetor dos bichos da floresta, que não pode ver animal sofrendo sem ficar danado de bravo.
A bela Anahí ficou sozinha, mas nem teve tempo pra tristeza, porque o Uirapuru chegava ali todos os dias, com aquele canto lindo, pra consolar a amada. Mais que isso, ele soltava aquele canto triste, porque acreditava que, assim, ela poderia descobrir quem ele era, e isso quebraria o encanto. Mas o que se sabe é que ele continua cantando nas matas até hoje…
Diz ainda a lenda que o Uirapuru é um pássaro mágico que traz muita sorte. Acredita-se que, quem conseguir vê-lo cantando, é só fazer um pedido que o pássaro realiza.
Pelo sim, pelo não, é melhor ficar em silêncio pra ele soltar o seu maravilhoso canto. E fazer o pedido, claro!
Capa: Geancarlo de Lima/Imasul
Respostas de 6
1) A lenda que você leu é um exemplar de lenda etiológica, isto é, conta a origem de um ser, de um local, de um nome. Explique.
2) Apenas o narrador conta a história ou ele dá voz também a personagens?
3) Como se inicia a história?
4) Qual é o ponto de mudança da história?
5) Como se dá o desfecho da história?
gostei muito da lenda
Olá… “Mavioso” está corretíssimo… busquem o significado dessa palavra no dicionário…
adjetivo
1.
sensível aos sentimentos de amizade; terno, afetuoso, compassivo.
“temperamento m.”
2.
de caráter comovente, enternecedor.
“um falar m.”
no trecho “Encontrando o bichinho, melhor ficar em silêncio e torcer pra ele soltar o mavioso canto. ” o que significa mavioso? Está errado ou certo?
Erro nosso: o correto é maravilhoso. Gratidão por seu olhar atento.
oi