Pesquisar
Close this search box.

Abrolhos: Maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul

Águas cristalinas. Um céu azul a perder de vista. Um fantástico recife de corais. Um arquipélago de cinco ilhas deslumbrantes. E o imperdível balé aquático das baleias jubarte. É esse o cenário do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, paraíso ainda intocado nos mares do sul da Bahia. Com seus 98 mil hectares, o Parque abriga o maior e mais diversificado conjunto de recifes de corais (16 espécies) do Atlântico Sul. Abrolhos é a única região do planeta onde é possível encontrar o coral Mussismilia braziliensis, conhecido por coral-cérebro por seu aspecto peculiar.

Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Parque compreende duas áreas principais: o recife de corais, voltado para o município baiano de Alcobaça, e as cinco ilhas do arquipélago, loce12alizadas a cerca de 70 quilômetros da costa da Bahia.

Abrolhos ganhou fama ao ser visitado por Charles Darwin em 1832. Além de resguardar porção significativa do maior banco de corais e da maior biodiversidade marinha do Atlâe13ntico Sul, o Parque protege algumas das principais áreas-berçário das baleias jubarte que, entre os meses de julho a novembro, ali chegam todo ano em busca das águas mais quentes do litoral da Bahia para os seus rituais de reprodução.

 

ANOTE AÍ! 

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos pode ser visitado o ano todo. O verão, especialmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, é o período mais propício para mergulhos, porque as águas ficam mais quentes e têm maior visibilidade. Entre os meses de julho e novembro, o principal atrativo são as acrobacias das baleias jubarte.

COMO CHEGAR:

Um bom caminho é chegar por transporte terrestre, via BR-101,  até a cidade de Caravelas, que é o ponto da costa brasileira mais próximo do  Arquipélago de Abrolhos. Em Caravelas, existem vários sistemas de transporte marítimos até o arquipélago.

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes