Pesquisar
Close this search box.

Esperança para a Araucária, em risco de extinção

Esperança para a Araucária, em risco de extinção

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), divulgada na primeira semana do mês de junho de 2015, registra 20.934 espécies de plantas e animais em risco iminente de extinção, a imensa maioria delas por maus tratos humanos à natureza e ao meio ambiente.

Dentre as espécies mais vulneráveis encontram-se as coníferas, que são árvores em forma de cones ou pinhas, como os pinheiros, considerados como os maiores e mais antigos seres vivos do planeta. Segundo a IUCN, 34% das espécies de coníferas encontram-se ameaçadas de extinção.

No Brasil, a Araucaria angustifolia, ou pinheiro-do-paraná, árvore símbolo do estado, celebrada nacionalmente no dia 24 de junho, Dia Nacional da Araucária, por decreto presidencial de 19 de maio de 2005, é uma das 27 árvores mais ameaçadas da lista (www.iucnredlist.org), embora a legislação ambiental brasileira proíba o corte da espécie.

Desde 2006 classificada como criticamente a caminho da extinção, a araucária vem desaparecendo principalmente devido à conversão das suas áreas de matas nativas para a agricultura, ao crescimento das cidades e ao uso da madeira para a produção de papel e celulose. Pesquisas diversas indicam que a espécie já perdeu cerca de 97% de sua área original, o que já compromete a sua variabilidade genética.

shutterstock_275409017Encontrada também em outros estados da região Sul, a araucária produz o pinhão, semente sem glúten, rica em proteínas, calorias e amido. No rigoroso inverno do Sul, o pinhão costuma ser a única fonte de alimento para várias espécies de roedores e pássaros, e de renda de muitas famílias. Embora as sementes amadureçam entres os meses de março e julho, para preservar a espécie o Instituto Ambiental do Paraná proíbe a coleta e comercialização do pinhão antes do dia 1º de abril de cada ano.

A esperança para a salvação da araucária vem do sucesso de pesquisa realizada durante 11 anos pelo pesquisador Ivar Wendling, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – www.embrapa.br, com base no enxerto de brotos extraídos de árvores adultas. Isso permite obter um plantio maior com uma reprodução mais rápida, garantindo, assim, um melhor retorno econômico com a produção do pinhão, semente da pinha, que é o fruto da araucária.  Antes, as plantas eram reproduzidas somente por meio da germinação das sementes.

O estudo mostra ainda que as mudas enxertadas crescem menos, alcançando de dois a cinco metros de altura, ao contrário das mudas germinadas de sementes, que chegam a atingir 40 metros. Segundo o pesquisador, o experimento, implantado na sede da Embrapa em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, mostra a viabilidade da formação de pomares de araucárias para a produção em escala do pinhão.

Na natureza, uma araucária demora de 12 a 15 anos para começar a produzir. No plantio por enxerto, produz entre seis e nove anos, o que faz da nova técnica não somente uma aliada da conservação, mas também um meio de fortalecimento da economia extrativista local, uma vez que “ao aumentar o plantio, a espécie ganha mais chances de sobreviver à extinção”, dizem em uníssono pesquisador, estudiosos e extrativistas.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes