Autoras Negras: maior visibilidade!
Editora lança selo para dar visibilidade a autoras negras
Além do selo editorial, o projeto oferece espaço de formação sobre a cultura negra
Por Lucas Veloso / almapreta.com
Com a proposta de publicar obras literárias e acadêmicas de autoras desconhecidas e de nomes importantes do campo feminista, o coletivo Di Jeje criou um selo editorial especializado na temática. A editora se chamará “Luango”, palavra que significa “o fogo do conhecimento, o que levou a humanidade a se desenvolver”, na linguagem bantu.
A ideia é destacar a publicação de autoras negras brasileiras e estrangeiras sobre o tema. A organização e curadoria fica por conta da pesquisadora, Jaqueline Conceição da Silva, que também é doutoranda em Antropologia Social.
Desde 2014, Jaqueline organiza cursos presenciais sobre feminismo negro, ministra palestras nos Estados Unidos e Europa sobre o tema, além de se destacar como uma das principais pesquisadoras de Angela Davis no país.
No mês que vem, está previsto o lançamento do primeiro livro do selo, com o tema da História do Feminismo Negro no Brasil, escrito pela pesquisadora. Entre os capítulos, tem um que trata das novas formas de feminismo, além de uma reflexão sobre o corpo da mulher negra.
Os interessados já podem adquirir a obra pela pré venda, que vai até dia 30 de Junho pelo link: https://nkanda.org/curso.php?c=58 no valor de 45 reais. O livro também será vendido no formato físico a partir de agosto.
Coletivo Di Jeje
É um centro de pesquisa e formação sobre mulheres negras. O grupo desenvolve cursos, formações, palestras presenciais e a distância e possui 4 plataformas digitais de formação com cursos e conteúdos.
NKANDA – plataforma virtual de conteúdos e cursos sobre feminismo negro;
KUKALA – Plataforma virtual de cursos sobre a lei 10639 voltada para professores e educadores;
INTIÉ – plataforma virtual de cursos para a educação indígena voltada para pesquisadores e professores;
IFÁ – plataforma virtual voltada para empresas e organizações sobre raça e gênero.
Para saber mais, acesse https://nkanda.org, onde é possível fazer a assinatura em diversas modalidades.
Fonte: https://almapreta.com/editorias/realidade/editora-lanca-selo-para-dar-visibilidade-a-autoras-negras
<
p style=”text-align: justify;”>