Cientistas acreditam ter entendido como os cachorros fazem para ganhar o afeto das pessoas: dois músculos situados em volta dos olhos os ajudam a ter um olhar triste, uma técnica dominada pelos bebês humanos.

Por AFP/Exame 

Os pesquisadores explicam que dissecaram cadáveres de cães domésticos e lobos selvagens, em um artigo publicado nesta segunda-feira na revista Proceedings of The National Academy of Sciences (Pnas).

Os autores comprovaram que os cachorros tinham esses dois músculos bem formados em volta dos olhos, diferentemente dos lobos. Ambos os animais separaram seus caminhos evolutivos há cerca de 33.000 anos.

Em outra parte da pesquisa, os cientistas filmaram interações de dois minutos entre cachorros e um humano que não conheciam, e depois entre lobos e uma pessoa. Somente os cães conseguiram mover o contorno dos olhos com intensidade ao olhar para os humanos.

“Isto os ajudou a aumentar os olhos, como os bebês fazem”, explica à AFP Anne Burrows, professora da Universidade Duquesne de Pittsburgh e coautora do estudo. “Isso provoca uma reação de proteção nas pessoas”.

Estudos similares foram publicados anteriormente, entre eles um realizado em 2015 por cientistas no Japão. Este mostrou que a troca de olhares entre os cachorros e seus donos provoca um pico mútuo de oxitocina, o chamado “hormônio do amor”. É a mesma coisa que acontece quando uma mãe e seu bebê se olham.

O estudo publicado nesta segunda analisou os casos de quatro lobos e seis cães domésticos. Seria necessário dissecar mais animais para confirmar os resultados, reconheceram os autores do trabalho

Fonte: Exame 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI