Pesquisar
Close this search box.
Brasil em chamas: fogo se espalha por todos os biomas, de norte a sul do país

Brasil em chamas: fogo se espalha por todos os biomas, de norte a sul do país

Brasil em chamas: fogo se espalha por todos os biomas, de norte a sul do país

Infelizmente, o Brasil continua em chamas. Dados do MapBiomas mostram que as queimadas consumiram 2.932.972 hectares do território nacional  – uma área maior que o estado de Alagoas – entre  os meses de janeiro e julho de 2022…

Por Zezé Weiss

Amazônia e Pampas são, até agora, os biomas mais castigados. Os dois são os únicos biomas com aumento na área afetada pelo fogo que, no cômputo nacional, reduziu 2%, em comparação com o mesmo período, no ano anterior. Nos Pampas, a queima foi de 27.780 hectares, 3,3% a mais que em 2021.

Na Amazônia, foram queimados 1.479.739 hectares até julho, ou seja: houve um acréscimo de 107 mil hecatres, o que corresponde a 7%  a mais de área queimada em comparação com 2021. Metade das chamas ocorridas no Brasil em 2022 aconteceram na Amazônia, onde 16% da área queimada sofreram incêndios florestais, ou seja, áreas de floresta que não deveriam queimar.

Mato Grosso foi o estado que mais queimou  (771.827 hectares), seguido por Tocantins (593.888 hectares) e Roraima (529.404 hectares). Juntos, esses três estados representam 64% da área queimada na Amazônia. Os dois municípios com o maior número de focos de queimadas são Normandia e Pacaraima, em Roraima. Entretanto, os municípios de Formosa do Araguaia e Lagoa da Confusão, no Tocantins, foram os que tiveram maior área queimada. 

Em 2022, o Cerrado já perdeu 1.250.373 hectares, uma área 9% menor do que a do ano passado, mas, mesmo assim, 5% maior do que a registrada em 2019 e 39% maior do que a de 2020. 

Na Mata Atlântica, houve uma queda de 16% em relação a 2021, mas o bioma este ano já perdeu 14.281 hectares, um crescimento 8% na comparação com 2020 e 11% com relação a 2019. No Pantanal, foram queimados 75.999 hectares, a menor área consumida pelo fogo nos últimos quatro anos: de 2022 para 2021, houve uma redução de 19% da área queimada entre janeiro e julho. 

Três em cada quatro hectares queimados até agora foram de vegetação nativa, sendo a maioria em campos naturais. Um quinto de tudo que foi queimado no período foi em florestas. As pastagens se destacaram com 14% da área queimada nos sete primeiros meses de 2022.

Zezé Weiss – Jornalista, com base em informações do Monitor do Fogo/MapBiomas:  https://mapbiomas.org/, disponibilizadas em 18 de agosto de 2022. 

https://xapuri.info/elizabeth-teixeira-resistente-da-luta-camponesa/

Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
20bet

Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes