Pesquisar
Close this search box.
Caatinga: Bioma desprezado sobrevive no semiárido

Caatinga: Bioma desprezado sobrevive no semiárido

Caatinga: Bioma desprezado sobrevive no semiárido

No final de junho passado, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou, em Petrolina (PE), uma audiência pública sobre o bioma Caatinga. O encontro foi uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e teve por objetivo fazer um balanço das atividades do Ministério Público nordestino em defesa daquele bioma. E a conclusão foi de que ainda há muito o que fazer.

Dos biomas brasileiros, a Caatinga é o único totalmente nacional e sobrevive a um processo de exploração, ou devastação, que tem a idade do Brasil. Nos mapas, abarca 13% do território do país, em nove estados nordestinos, mais o norte de Minas Gerais, no vale do rio Jequitinhonha. Mas, desse total, menos de 0,5 % estão em unidades de proteção ambiental.

Seu nome advém do tupi-guarani (ka’a = planta e tinga = branca), numa referência à maioria de suas árvores, arbustos e capins, que perdem as folhas e ficam com coloração esbranquiçada nos períodos de estiagem.

Boa parte dessa vegetação, que inclui vários tipos de cactos, é espinhosa e bastante retorcida, produzindo grande variedade de frutas e castanhas que servem à alimentação humana. Sua flora, bem característica, abriga muitas espécies endêmicas à região, na maioria pouco estudadas.

O semiárido nordestino passou por diversas fases de ocupação desde a chegada dos portugueses, quando a região era habitada por vários grupos indígenas. Em todas as fases, o bioma nativo foi desprezado e sua vegetação derrubada, pra dar lugar a pastagens e culturas extensivas, como a cana-de-açúcar e o algodão, em geral com mau uso dos recursos hídricos e do próprio solo. A madeira sempre foi retirada como lenha pra uso doméstico ou industrial, o que ocorre até os dias atuais.

Há locais de ocupação recente, como o do projeto Salitre, nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), limitados pelo rio São Francisco, onde pequenas propriedades irrigadas produzem frutas vendidas no Brasil inteiro e exportadas para muitos países. Nessas áreas, uma parte da Caatinga nativa é preservada.

Também é muito conhecido o uso da Caatinga com cenário natural em áreas turísticas, como na Chapada Diamantina, na Bahia. A topografia acidentada e a vegetação nativa se somam à arquitetura colonial de cidades como Lençóis e Rio de Contas, por exemplo, pra formarem um dos principais redutos turísticos daquele estado, competindo com sua preciosa orla marítima.

Obs.: publicado originalmente em 18 de ago de 2015


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes