Pesquisar
Close this search box.
Caminhar, Viver e Sonhar

Caminhar, Viver e Sonhar

Caminhar, Viver e Sonhar

Desde que nascemos, começamos uma longa caminhada que evoca a criação. Há um Criador de todos os seres no mundo (Gn 1): “E viu que tudo era bom”. E esta caminhada continua, pois, o que o Criador sonhou para este mundo foi o Paraíso,  e este foi concretizado. Devido a  incoerência do ser humano que faz as escolhas erradas, achando  querer fazer o certo: “Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero” (Rm 7, 19-21)…

Por Pe. João de Deus de Souza

 Há muitas pessoas que antes de nós cultivaram a fé, a esperança e o amor e é por isso que aprendemos  a caminhar com esses pilares. Caminhar significa sair de si, encontrar com  os outros e juntos vencermos os vírus do egoísmo, dos preconceitos, da maldade, e da falta de cuidados com todos os seres vivos.  São estes vírus que causam várias doenças psicossomáticas nesta sociedade. O ser humano é chamado a construir um outro  mundo possível, que evidentemente é necessário. Ao mesmo tempo em que caminha, ele constrói a história e pode   transformar o mundo em que vive. 

Segundo Paulo Freire, o ser humano não caminha sozinho, mas na relação com os outros  e com o mundo, pois agindo sobre ele o transforma, o faz melhor ou pior, dependendo do conteúdo da sua ação. 

O sonho faz parte do ser humano e este deve alimentar o seu ser ontológico sempre.  A pessoa que não sonha está morta. Utopia quer dizer denunciar um presente contraditório, desumano e intolerável e o anuncio de um futuro a ser criado, construído, politica, estética e eticamente pelas mulheres e homens deste Planeta. A sociedade capitalista determina o que a pessoa deve sonhar através dos ídolos: o ter, o poder, o prazer, o aparecer e esta é a razão da decadência desta sociedade, que transforma o homem no lobo do próprio homem segundo Hobbes. A expressão midiática alienante toma conta do imaginário popular impondo um modo de vida que segundo Frei Beto significa Globocolonização, a  qual dita o  modelo capitalista consumista. Este modelo não tem nenhum interesse de que o ser humano busque um mundo melhor e visa impregnar nas pessoas um nojo pela Política que é a arte do bem comum. Este sistema, portanto, ensina que a ideologia do consumo e o individualismo competitivo tornam-se objetivos de vida, e o limite do sonho constitui-se naquilo que o dinheiro pode comprar, fundamentando-se assim nas  teorias da teologia da prosperidade.  Diante desta máquina cruel e destruidora, é preciso caminhar na contramão e manter viva  a utopia, como sangue no coração. A utopia, segundo Eduardo Galeano, “está lá no horizonte, “Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. A utopia serve para isso: para  caminhar”.

O sistema capitalista consumista impõe à desigualdade, a divisão, a competição, as injustiças, as violências, a superioridade, os preconceitos… É preciso, pois, aprendermos a viver com sabedoria que significa a simplicidade, a humildade,  o senso critico, a alegria, o despojamento, a gratuidade, a gentileza, o perdão, a solidariedade, “ o cuidado para com todos os seres da comunidade de vida” segundo Leonardo Boff.  Ailton Krenac, afirma que  “A vida não é útil, pois,  viver é dançar com o cosmos” o que significa renunciar aos ídolos da sociedade capitalista: o ter, o poder, o prazer, o aparecer e buscar viver em comunhão com a mãe natureza, com os outros e com o Criador.  Ele afirma que devemos aprender com a sabedoria dos povos indígenas  que sabem cultivar como filhos a relação harmoniosa com esta nossa grande mãe, a Terra.  Eles sabem conversar com os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Devemos estar em comunhão com estes quatro elementos da nossa mãe natureza para assim podermos caminhar, viver e sonhar com  o paraíso. Vale ressaltar que esta vivência feliz depende das nossas escolhas em prol da vida de todos os seres vivos e  da nossa mãe natureza. 

O grande compositor e cantor Gonzaguinha, de saudosa memória, nos deixou uma belíssima canção que retrata o viver. Todas as pessoas quando cantam esta música, além da alegria ficam com os olhos brilhando, pois a arte revela a vida. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz” (…). Sim. A vida requer humildade para aprender sempre com as boas lições e vencermos nossas limitações. A vida é sinônimo de luta. É preciso  espernear, assim como desde o nascimento aprendemos.  A vida requer coragem para lutar. Não para competir e eliminar o outro,  mas para com ele irmanar, cooperar, vencer coletivamente como diz o conto africano Ubutun, “eu sou porque nós somos.” É  preciso caminharmos juntos para vivermos bem e alimentarmos o nosso sonho de um mundo melhor, uma sociedade socialmente e economicamente justa e   um Planeta onde os seres humanos aprendam a respeitar  todas as formas de vida.

 

JOÃO DE DEUS DE SOUZA

FILÓSOFO E PSICÓLOGO

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri – Edição Nº 81


[3d-flip-book mode=”fullscreen” id=”95439″][/3d-flip-book]


[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/revista/”]QUERO ASSINAR[/button]


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes