Carta aberta a Lula

Carta aberta a Lula

O professor Francisco Costa ‘critica’ o ex-presidente Lula, em sua Carta Aberta, pela insignificância de seus processos comparados à média dos políticos brasileiros

E então, Lula? Foram necessários mais de quarenta anos para você se tornar réu. Num país de políticos ladrões, é muita incompetência. Todo mundo está ganhando de você, meu amigo.

Você é um político apagado, sem destaque. Na Operação Zelotes você não está nem na lista de Furnas. Não estava na Operação Satiagraha, Anões do Orçamento, Privataria Tucana, Trensalão, Banespa… Nem merenda escolar você roubou.

Porra, nem uma contazinha no HSBC suíço?

Você é um político miúdo, nunca empreendeu no exterior. FHC tem ofshore, Aécio tem offshore, Serra tem offshore, Cunha tem offshore, etc. Só você que não? Que diabo é isso?

Aparece helicóptero com meia tonelada de cocaína e não é seu. Constroem dois aeroportos em fazendas da família com dinheiro público e a fazenda não é sua.

Mandam pensão com dinheiro público para bastardinho no exterior e o bastardinho não é seu.

Vai ser incompetente assim no inferno!

E a sua postura? Ridícula! Você não é maçom, não é membro do Lions nem do Rotary.

Não vai aos banquetes da Fiesp, às reuniões da Febraban… Que pobreza! Roube, LULA, pelo amor de Deus, roube.

Disseram que o negócio de apartamentinho de um milhão e oitocentos foi desfeito e não pagaram a vocês. Nem para comprar um apê de 44 bilhões em Parisnvocê serve. O FHC passou na sua frente.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Aí aquela história do sítio do Bunlai que dizem que é seu, que empreiteiro fez obra de graça. Mais um ponto pro FHC. Ele não tem sítio, tem fazenda com um aeroporto dentro, presente de uma empreiteira. você é péssimo pra fazer negócios, Lula.

Todo mundo tem iate e você tem canoa de lata, pode? E pedalinho, aff. Pedalinho, eu não aguento.

E o que é que você tem feito pelos seus filhos, seu desnaturado?

A filha do Serra saiu da miséria para uma das cem maiores fortunas brasileiras em menos de um ano e agora é sócia do dono da Ambev – a maior fortuna individual do país. O filho do FHC é representante da Disney no Brasil. O Michelzinho já nasceu com dois milhões na conta, presente de papá. E você, desnaturado?

E esse seu primeiro processo é desmoralizante, Lula: obstrução da Justiça.

Você podendo roubar, afanar, surrupiar, dar golpe, governar o Paraná, São Paulo, Góias, e olha quem o indiciou: um juizeco que estava afastado! Sabe por que? Acusado de obstruir a justiça, igual a você! Pode rir, ele era da Zelotes! O Supremo mandava as provas e ele não considerava, isentando todo mundo.

Mas também só tinha pobre: Itaú, Bradesco, Gerdau, Natura, Globo. Com ‘certeza’ foi caridade.

Encerro por aqui, Lula, com um conselho: roube! Roube tudo, colecione processos por roubo! Corrompa para não ser indiciado! Sendo indiciado, corrompa para ser absolvido.

Perdoe a minha preocupação, amigo. Você quer ser presidente, e eu o quero presidente, mas se você não começar a roubar os coxinhas não vão votar em você.

Francisco Costa-Poeta, professor e escritor que ‘retornou à pátria espiritual’ em julho de 2018.

Fonte: urbsmagna.com

 

Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana do mês. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN Linda Serra dos Topázios, do Jaime Sautchuk, em Cristalina, Goiás. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo de informação independente e democrático, mas com lado. Ali mesmo, naquela hora, resolvemos criar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Um trabalho de militância, tipo voluntário, mas de qualidade, profissional.
Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome, Xapuri, eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também. Correr atrás de grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, ele escolheu (eu queria verde-floresta).
Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, praticamente em uma noite. Já voltei pra Brasília com uma revista montada e com a missão de dar um jeito de diagramar e imprimir.
Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, no modo grátis. Daqui, rumamos pra Goiânia, pra convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa para o Conselho Editorial. Altair foi o nosso primeiro conselheiro. Até a doença se agravar, Jaime fez questão de explicar o projeto e convidar, ele mesmo, cada pessoa para o Conselho.
O resto é história. Jaime e eu trilhamos juntos uma linda jornada. Depois da Revista Xapuri veio o site, vieram os e-books, a lojinha virtual (pra ajudar a pagar a conta), os podcasts e as lives, que ele amava. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo a matéria.
Na tarde do dia 14 de julho de 2021, aos 67 anos, depois de longa enfermidade, Jaime partiu para o mundo dos encantados. No dia 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com o agravamento da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.
É isso. Agora aqui estou eu, com uma turma fantástica, tocando nosso projeto, na fé, mas às vezes falta grana. Você pode me ajudar a manter o projeto assinando nossa revista, que está cada dia mió, como diria o Jaime. Você também pode contribuir conosco comprando um produto em nossa lojinha solidária (lojaxapuri.info) ou fazendo uma doação via pix: contato@xapuri.info. Gratidão!
Zezé Weiss
Editora