Cavernas do Cerrado: espetáculo de cores e formas no subsolo do nordeste goiano

Formadas ao longo de milhões de anos, as grutas do Parque Estadual de Terra Ronca formam um dos maiores complexos espeleológicos do Brasil. Localizado entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, o parque fica na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral de Goiás, com extensão de aproximadamente 57 mil hectares.

augusto-1

Berço de nascentes e divisor de águas entre as bacias do rio Tocantins, ao lado dos estados de Goiás e do Tocantins, e do rio São Francisco, do lado da Bahia, a região esconde um espetáculo de cores e formas guardados no escuro subterrâneo do nordeste goiano onde a trilha sonora é regida ora pelo barulho do correr das águas ora pelo silêncio revelador.

augusto-9

O Parque conta com mais de 200 cavernas catalogadas entre elas “11 são molhadas”, ou seja, passa um rio por dentro, segundo informações de um guia local. O Acesso às cavernas são variados onde encontramos desde locais de fácil acesso e travessia como outros de médio, difícil e muito difícil acesso.

augusto-6

Portanto, é recomendado procurar por guias locais que contam com equipamentos específicos e informações preciosas sobre o local além, é claro, dos cuidados necessários para a travessia, exploração e preservação das cavernas.

augusto-10

 

COMO CHEGAR? ROTAS E DISTÂNCIAS

  • Goiânia / Brasília / Terra Ronca – aproximadamente 620 km (8h 51min), via BR 020.
  • Brasília / Terra Ronca – aproximadamente 408 km (5h 59min), via BR 020. (Opção por passar por Posse rumo a Guarani de Goiás) (ver mapa ou link para mapa)
  • Brasília – São Domingos – Terra Ronca – aproximadamente 483 km (6h 37 min), via BR 020.

 

augusto-12

DICAS E SUGESTÕES

Indicamos o uso de tênis, calça e camiseta de manga comprida, de preferência de material que possa molhar. Não se esquecer de levar repelente.

Guia Ramiro – Guia local, com área de camping e dormitórios a poucos metros da Caverna de Terra Ronca
www.facebook.com/ramiroterraronca

Pousada São Matheus www.pousadasaomatheus.com

augusto-8

 

 

ANOTE AÍ: O texto desta matéria é de Augusto Baiocchi. As belas fotos são de Augusto Baiocchi e Flávio Clímaco.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO