Pesquisar
Close this search box.

5 Curiosidades sobre o 1o de Maio

5 Curiosidades sobre o 1o de Maio

No Brasil, o Dia do Trabalhador (e da Trabalhadora) é comemorado há pouco mais de 90 anos. Em 1925, o então presidente da república Artur Bernardes decretou o dia 1º de maio como feriado nacional a partir daquele ano. O blog Traduzca apresenta cinco curiosidades sobre a data, no país e no mundo…

Publicado por Traduzca

1 – A origem da data

A primeira vez que o Dia do Trabalho foi comemorado no mundo foi no ano de 1889. A data faz uma referência ao dia de 1886, quando vários trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, paralisaram suas atividades. Uma das reivindicações da greve foi a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias.

Neste dia, confrontos entre manifestantes e policiais deixaram centenas de pessoas mortas e feridas. A data ficou marcada por passeatas e pela violência.

Uma das reivindicações da greve de Chicago em 1886 foi a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias. Data do evento foi escolhida como o Dia do Trabalho.

Uma das reivindicações da greve de Chicago em 1886 foi a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias. Data do evento foi escolhida como o Dia do Trabalho.

2 – Labour Day nos Estados Unidos

Contamos que a origem do 1º de maio foi nos Estados Unidos, mas o país comemora a data em outra época do ano. Conhecido como Labour Day, o Dia do Trabalho nos EUA é celebrado na primeira segunda-feira de setembro, com festas, piqueniques e desfiles desde 1894.

A data foi criada em 5 de setembro de 1882, em Nova York, pelo movimento operário e tem como objetivo homenagear a luta das pessoas por melhores condições de trabalho.

3 – Austrália em duas datas

Na Austrália, a comemoração é realizada em diferentes datas, que variam de estado para estado. No Território da Capital da Austrália, New South Wales e South Australia, por exemplo, o Dia do Trabalho é comemorado na primeira segunda-feira de outubro. Já em Victoria e Tasmânia, a celebração acontece na segunda segunda-feira de março.

Em Western Australia, o Labour Day, como é conhecida a data, a comemoração ocorre sempre na primeira segunda-feira de março, e em Queensland e Northern Territory, na primeira segunda-feira de maio.

4 – A data no Brasil pós Getúlio Vargas

O 1º de maio sempre foi marcado por protestos e manifestações de trabalhadores no Brasil. Esse costume começou a mudar durante o Estado Novo, quando Getúlio Vargas passou a usar a data para anúncios que beneficiavam os trabalhadores.

Entre as iniciativas anunciadas em 1º de maio, podemos destacar a criação da Justiça do Trabalho em 1941 e a promoção da CLT em 1943.

O presidente Getúlio Vargas passou a usar a data para anúncios que beneficiavam os trabalhadores.

O presidente Getúlio Vargas passou a usar a data para anúncios que beneficiavam os trabalhadores.

5 – Período de férias no mundo
Uma das conquistas dos trabalhadores no 1º de maio ao redor do mundo é o direito a férias remuneradas. A Organização Internacional do Trabalho recomenda que todo trabalhador tenha direito a três semanas de descanso no ano, sem desconto no salário.
Porém, esta recomendação não é seguida em todo o mundo. Na China e na Nigéria, por exemplo, os funcionários têm direito a cinco dias de férias por ano. No Japão e no México, esse período varia entre oito e seis dias, respectivamente.

Slide
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes