O Brasil vai parar. Na Esplanada, Polícia estoca bombas
“Quando fizermos a nossa marcha, vocês precisam estar nela. Se isso significa deixar o trabalho, se isso significa deixar a escola: estejam lá! Cuide de seu irmão! Você talvez não esteja em greve. Mas, ou ascendemos juntos, ou caímos juntos!”- Martin Luther King, Jr.
A Greve Geral, convocada inicialmente pelas Centrais Sindicais para esta sexta-feira, 28 de abril, em protesto contra as reformas trabalhista e da previdência, e os demais projetos anti-democráticos do governo de Michel Temer, encampados por sua base anti-povo no Congresso Nacional, ganhou a adesão da sociedade brasileira.
Igrejas das mais diferentes denominações religiosas usam seus púlpitos para fortalecer a mobilização. Cerca de 70 arcebispos da Igreja Católica abriram suas prelazias e gravaram vídeos reforçando o chamado para a Greve Geral. Em nota, o Ministério Público do Trabalho declara a greve legal.
Colégios privados, como o tradicional Colégio Santa Cruz, em São Paulo, emitiram notas de adesão declarando seu apoio à mobilização. Desafiando a orientação do governo federal, setores da Polícia Federal e do Instituto Nacional da Reforma Agrária-INCRA também já declararam que vão parar.
Nas mídias e redes sociais, o movimento supera, em grande escala, as manifestações contrárias à Greve. No twitter, a hashtag #EuApoioAGreveGeral continua em primeiro lugar nos TTs mundiais durante todo este dia 27 de abril.
O movimento espera um páro de milhões de brasileiros e brasileiras, em todos as as regiões do território nacional. A Greve Geral que promete parar o Brasil amanhã, ocorre justo há 100 anos da Greve Geral de 1917, a primeira greve de trabalhadores registrada em solo brasileiro.
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, A POLÍCIA ESTOCA BOMBAS
Em Brasília, o Governo do Distrito Federal ordenou o fechamento da Esplanada dos Ministérios para tráfego de carros. Nos anexos dos Ministérios, o governo federal dão sinais ostensivos de que se preparam para uma guerra. Barricadas vão sendo montada nos anexos dos Ministérios.
Na manhã desta quinta-feira, Agentes da Força Nacional de Segurança foram vistos no pátio do Ministério da Justiça manuseando bombas de gás e outros artefatos de contenção de multidões. Enquanto os movimentos sociais convocam suas bases sociais e o a sociedade brasileira para uma manifestação firme, porém pacífica, as imagens não deixam dúvidas de que o governo se prepara para o confronto.
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!