As vacinas contra a covid-19 podem ter efeitos colaterais?

Por #Colabora

 

Bióloga Daniela Ferreira*, da Equipe Halo, da ONU, explica que imunizantes passaram por todas as fases sem causar danos aos pacientes testados

De acordo com a mais recente previsão do Ministério da Saúde, a vacinação no Brasil deve começar ainda em janeiro com as vacinas produzidas pela Sinovac/Butantan e pela Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, mas ainda há brasileiros que temem possíveis efeitos colaterais e suspeitam de imunizantes desenvolvidos. “Nenhuma etapa do desenvolvimento das vacinas contra a covid-19 foi pulada; elas passaram por todas as etapas de outras vacinas já aplicadas nas pessoas. São absolutamente seguras”, afirma a bióloga Daniela Ferreira, doutora em imunologia, professora e chefe do Departamento de Ciências Clínicas na Liverpool School of Tropical Medicine, no Reino Unido, um dos centros que verificam a eficácia da vacina desenvolvida por Oxford.

No quarto vídeo do #Colabora em parceria com a Equipe Halo, iniciativa global liderada pela ONU, Daniela Ferreira explica que as vacinas estão agora entrando na sua fase 4 – o monitoramento para verificar o aparecimento de efeitos colaterais, que não apareceram nas fases 1, 2 e 3, já superadas para a aprovação dos imunizantes. “Caso algum efeito colateral grave tivesse aparecido em uma dessas fases, o desenvolvimento da vacina teria sido suspenso. Mas isso não aconteceu, por isso, podemos atestar a segurança”, acrescentou a bióloga.

*Daniela Ferreira – bióloga, com doutorado em imunologia, professora e chefe do Departamento de Ciências Clínicas na Liverpool School of Tropical Medicine, no Reino Unido – fala sobre desenvolvimento das vacinas contra covid-19 e a possibilidade de efeitos colaterais

Fonte: Projeto Colabora

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

 

 

Comentários