Pesquisar
Close this search box.

Corpos de Dom e Bruno chegam a Brasília

Corpos de Dom e Bruno chegam a Brasília

Por Maristela Bernardo

Chegam hoje a Brasília os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Está impressa nesses corpos dilacerados boa parte da nossa tragédia. Esses corpos falam da guerra que hoje consome o país e da qual somos todos combatentes, mesmo que o silêncio trave nossos gritos e sigamos o dia-a-dia que nos é possível.

Mas uma guerra tem lados. Nada exige mais uma escolha radical do que uma guerra. Não há relativização possível.

O caso específico de Bruno Pereira é uma lição impressionantemente clara sobre essa guerra. Há poucos anos, esse indigenista, funcionário público no sentido mais nobre do termo, dirigia o setor da FUNAI dedicado à proteção dos índios isolados, os mais frágeis dos nossos povos originários. Bruno ousou ser coerente, dedicado, correto, competente e corajoso. Fez o que esperava dele, cumpriu o que o país, a Constituição, a ética e a defesa dos direitos humanos lhe atribuíram e sua escolha pessoal, profissional, espiritual acolheu e transformou em missão.

Mas acontece que Bruno era tudo isso no tempo errado, no maldito governo errado, na era de trevas que assola o país e transforma o mal, a vilania, a torpeza em critério de valor. Especialmente nas áreas às quais, ao assumir, bolsonaro fez a sua declaração de guerra particular: defesa do meio ambiente e proteção aos direitos indígenas. E como parte dessa declaração, reuniu seus exércitos: todos os delinquentes, predadores pequenos e grandes, bandidos empresariais e políticos dedicados a invadir sobretudo a Amazônia, objeto maior de sua ganância cega, burra, ignorante e truculenta. A Aliança do Mal chegou ao poder e partiu pra concretizar seus objetivos destrutivos sem nenhum pudor ou escrúpulo.

Então Bruno foi atropelado, por ser, juntamente com outros servidores da FUNAI, do Ibama, do ICMbio – também atingidos – um obstáculo à entrega da Amazônia a seus predadores.
Um dos episódios mais fortes para entender a guerra suja de bolsonaro foi a reação do governo à queima, solicitada por Bruno à Polícia Federal em 2019, de balsas de garimpeiros ilegais em área protegida. Tudo feito conforme a lei, para interromper uma atividade altamente danosa ao meio ambiente e à vida dos índios da região do Javari.

Por ter cumprido seu dever, Bruno foi exonerado e os garimpeiros ilegais, envenenadores de rios, ponta de lança do narcotráfico, do tráfico de ouro, do dinheiro de grandes contraventores que ficam à sombra, ganharam um aval de peso. O recado foi claro: destrua que o bolsonaro garante.

Do outro lado, Bruno contra-atacou com as armas que um bolsonarista jamais entenderá: licenciou-se da FUNAI para poder continuar a exercer seu dever de servidor público decente e dedicado, na proteção aos índios isolados e ao meio ambiente na região do Javari. Aliou-se à UNIVAJA, organização indígena, e a outros indigenistas e ambientalistas para tentar uma tarefa sobre-humana: proteger a Amazônia contra seus predadores, entre os quais o próprio Estado brasileiro, por omissão e ação na tarefa sórdida de tentar calar e manietar políticas públicas e seus operadores. Bolsonaro esqueceu que não dá pra controlar gente que presta. Parece que ele não atentou para o que aconteceu durante a ditadura que ele tanto preza: milhares foram à luta, ainda que ao custo da própria vida e a maldita ditadura caiu. Como vc vai cair agora, Bolsonaro!

Ao contrário do que pensam os imbecis, Bruno não morreu. Nem morreram todos os que tiveram o mesmo destino físico. Eles são mais fortes que vocês, fascistas de merda! E a Amazônia sobreviverá. Com tudo o que ela e seus defensores significam.

Portanto, não há como fugir nem tergiversar, nem relativizar: escolham seu lado. E, mais uma vez, vamos à luta!

https://xapuri.info/onu-e-outras-organizacoes-cobram-protecao-da-amazonia-contra-o-crime-2/

Slide
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes