CPI da Pandemia: Mulheres na Resistência
LIVE SOLIDÁRIA ❤️ CPI DA PANDEMIA: MULHERES NA RESISTÊNCIA ⏰ Dia: 22/10 – 21h 📍 Iolanda Rocha Mediadora 📌 Maryelle Ferreira Pinheiro 📌 Adriana Dias
Esta Live Solidária trata do sofrimento e da resistência das mulheres brasileiras durante este processo de pandemia que o Brasil viveu sob a condução de um governo genocida. Para complementar a excelente análise da Maryelle Ferreira Pinheiro e da Adriana Dias, mediada por Iolanda Rocha, escolhemos esta matéria da equipe AzMina, sobre gênero da CPI da Pandemia.
Porque devemos falar de gênero na CPI da Pandemia
A crise do coronavírus impactou diretamente a vida das mulheres brasileiras, mas CPI no Senado tem apenas homens integrantes
Por Equipe AzMina
Teve início em abril de 2021, no Senado Federal, a CPI da COVID-19, também chamada de CPI da Pandemia, CPI do Coronavírus, ou CPI da COVID. A comissão parlamentar de inquérito investiga supostas omissões e irregularidades nas ações do governo federal durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Fazem parte dela 18 senadores – todos homens.
E, diante de um cenário de crise sanitária e econômica que afetou diretamente as mulheres – principalmente as negras, pobres e periféricas – a ausência de representantes femininas para falar sobre gênero na comissão é um problema.
A exposição ao vírus, o acesso aos serviços básicos de saúde, a responsabilidade de cuidar da família em meio a uma crise sanitária, tudo isso afeta as mulheres de maneiras bastante específicas. Foram mais de 600 mortes maternas em decorrência da Covid-19 até agora.
As enfermeiras mulheres, que são maioria na categoria que está na linha de frente do combate ao vírus, tiveram que lidar com a falta de materiais básicos de segurança, como máscaras e álcool em gel.
E, sem um auxílio emergencial que supra as necessidades de uma família, mulheres se expõem diariamente ao risco nas ruas das cidades brasileiras. – Link para a matéria:
https://azmina.com.br/reportagens/porque-devemos-falar-de-genero-na-cpi-da-pandemia/ –
[smartslider3 slider=”41″]