Decisão sobre marco temporal indígena é remarcada para 20 de Setembro no STF

Decisão sobre marco temporal indígena é remarcada para 20 de Setembro no STF

Até o momento, quatro ministros – Edson Fachin (relator), Alexandre de Morais, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso – votaram contra o marco temporal.

Por Mídia Ninja/ O Eco

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar o julgamento do Marco Temporal Indígena por quase três semanas, após a suspensão dos trabalhos na sessão de quinta-feira, 31 de agosto.

Inicialmente programada para ser retomada em 6 de setembro, a análise da constitucionalidade da regra que estabelece a data de promulgação da Constituição de 1988 como limite para que os povos indígenas possam reivindicar a posse de terras agora será discutida novamente no dia 20, conforme agendado pela presidente da Corte, Rosa Weber.

Até o momento, quatro ministros – Edson Fachin (relator), Alexandre de Morais, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso – votaram contra o marco temporal, enquanto dois ministros – Kassio Nunes Marques e André Mendonça – se posicionaram a favor de sua constitucionalidade. Os votos dos ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber ainda estão pendentes.

O Marco Temporal, que limita os direitos dos povos indígenas à ocupação de terras apenas àquelas que ocupavam ou disputavam até a promulgação da Constituição em 1988, continua sendo um tópico urgente para os povos indígenas.

 

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 103
REVISTA 104
REVISTA 102
REVISTA 101
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes