Pesquisar
Close this search box.
Desmatamento no cerrado

Desmatamento no Cerrado em tempo real

Desmatamento no Cerrado em tempo real

Ferramenta permite monitorar desmatamento no cerrado em tempo real

Sistema oferece dados capazes de auxiliar criação de políticas públicas que reprimam destruição do bioma
Por Redação
 

 
 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pôs no ar uma ferramenta digital que permite a qualquer pessoa fiscalizar em tempo quase real a devastação do cerrado. Segundo maior bioma do País (24% do território), a savana brasileira já teve 46% da vegetação natural destruída, contra 20% da Amazônia. Para esclarecer os benefícios trazidos pelo dispositivo, o Jornal da USP no Ar conversou com o professor Ricardo Galvão, do Instituto de Física da USP e diretor do Inpe.
A função do sistema é produzir alertas diários de desmatamento para o Ibama verificar se a derrubada é legal e, se for o caso, processar os infratores. Porém, o especialista explica que o monitoramento dos dois biomas diferem. O INPE realiza um trabalho, há mais de 30 anos, de registro histórico do desmatamento da Amazônia; já no caso do cerrado, a visualização se torna mais complicada pela baixa vegetação, considerando como área desmatada quando ela atinge o tamanho de um hectare (10.000 m²).

Desmatamento no cerrado
Foto: Gustavo McNair via Flickr – CC

O professor explica que controlar o desmatamento na Amazônia não é tarefa fácil, pois demanda toda uma logística de transporte, inspeção e sigilo. Os desmatadores, segundo Galvão, devastavam grandes áreas florestais no início, rapidamente detectadas por satélites. Para escaparem do monitoramento, eles começaram a desmatar em forma de “espinha de peixe”, por meio de linhas com bifurcações que dificultavam o controle. Quanto ao cerrado, a atuação é mais prática por conta da ligação entre o desmatamento e a atividade agropecuária.
A partir dos dados coletados, é possível desenvolver estudos e políticas públicas capazes de frear o desmatamento, explica Galvão. Os dados são reconhecidos internacionalmente e estão disponíveis no site Projeto Monitoramento Cerrado, mas não são divulgados a todos imediatamente, apenas ao Ibama, a fim de manter o sigilo quanto às operações e impedir que os infratores mudem de área. O professor ainda ressalta que as ações contra o desmatamento dependem de apoio político, que muitas vezes ficam à mercê da visão do ocupante do cargo e não de um projeto de governo bem estabelecido, que evite a continuidade desse fenômeno.
Fonte: Jornal da USP


Salve! Taí a Revista Xapuri, edição 82, em homenagem ao Jaime Sautchuk, prontinha pra você! Gostando, por favor curta, comente, compartilhe. Boa leitura !
[3d-flip-book id=”97806″ ][/3d-flip-book]

 

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia.GRATIDÃO!

Anúncios

loja Xapuri camisetas

 

E-Book Por Um Mundo Sem Veneno

COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes