Pesquisar
Close this search box.

Silenciar a filosofia é silenciar a democracia

Silenciar a filosofia é silenciar a democracia

Por: no justificando

A criação de explicação para os fenômenos, para acontecimentos sociais, permite ao indivíduo uma compreensão da realidade: compreendendo-a pode agir sobre ela.

É a partir da perspectiva conceitual de algo que se procura justificar uma crença, uma explicação racional da realidade. Diferentes perspectivas sobre a igualdade, por exemplo, terão como resultado diferentes condutas, atos e compreensão da realidade.

Dito de outro modo, da construção subjetiva do mundo – alicerçada em crenças, códigos e normas – surge os motivos para as mais diversas condutas dos indivíduos.

Dessa construção subjetiva, emergem na sociedade grupos de pessoas que não comungam – não pensam – o mesmo mundo. Consequentemente: concepções diferentes de realidade convivem e colidem, já que ordens, regras, códigos e padrões de conduta valorados e percebidos como moralmente bom para certos grupos de pessoas, não o é para o outro.

Diante disso e dos diversos conceitos que transitam na sociedade propondo condutas diversas e compreensões diferentes da realidade, emerge a importância da filosofia: o seu aspecto questionador.

A filosofia não se contenta com conceitos existentes na sociedade por força da moral, da política e da religião. Pelo contrário, a filosofia parte da crítica desses conceitos e da criação de novos – não na busca de um conceito inabalável, mas ambicionando uma reflexão que resulte em crítica e construção da realidade: esta sempre provisória.

Em outras palavras, a filosofia vislumbra a existência de diversos conceitos com base em valores diferentes. Respeitá-los, criticá-los e defendê-los por meio do diálogo e do debate argumentativo é premissa básica de uma democracia.

Portanto, querer silenciar a filosofia: é silenciar as crenças e conceitos sobre a realidade; é silenciar quem concebe o mundo de outra forma; é silenciar a existência do outro e a liberdade dele em construir pelo livre pensar conceitos sobre a realidade; é silenciar a democracia.

Felipe Alberti é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Licenciado em Letras Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Fonte: http://www.justificando.com/2019/04/29/silenciar-a-filosofia-e-silenciar-a-democracia/?

 

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: http://xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Paulo Freire: http://xapuri.info/produto/camiseta-paulo-freire/

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes