Pesquisar
Close this search box.

Dor e alegria nas Festas de final do ano de 2020

Dor e alegria nas Festas de final do ano de 2020

Excelente reflexão que nos traz Antonio Villarreal sobre o final do ano de 2020. O tempo é tradicionalmente de festas, mas chegamos no fim do ano em crise econômica, social e política e… com Coronavírus em seu alto potencial. Precisamos ser cautelosos: comemore o Natal com os devidos cuidados consigo mesmos e com o próximo

Celebrar o Natal é uma das tradições populares mais importantes do mundo. Em cada lugar, continentes, países, cidades e vilarejos, as pessoas comemoram o nascimento de Jesus Cristo.

Representa, para milhões de cristãos, a chegada do filho de Deus, que vem nos salvar do caos e da maldade que se alojou nos corações humanos, levando a esquecer a verdadeira alegria de amar a Deus e a vida de todos os seres vivos.

Mas lembrar do Natal neste ano parece ser intrigante! Faz-nos perguntar: o aniversariante gostaria de comemorar seu aniversário num ano cheio de tristezas e sofrimentos?

A tragédia que nos abateu e o consequente número de mortos em todos os países nos assombra. A espera pela vacinação contra a Covid-19, ao mesmo tempo que vivenciamos a segunda onda da pandemia, enche nosso fim de ano de ansiedade.

Chegamos no fim do ano em crise econômica, social e política. Várias autoridades e governos que negaram a pandemia estão revendo suas atitudes e se tornando mais humildes.

O Natal é um grande momento de confraternização nas igrejas cristãs e nas famílias, as quais nos levam a fortalecer os laços que existem entre os seres humanos. Alegria, reencontros e muito amor para compartilhar, da forma que sempre deveria ser o dia de Natal.

Mas, neste ano, a dor e o sofrimento pela perda dos milhares de seres humanos se juntam à alegria do nascimento do Menino Jesus. Difícil situação, mas servirá de lição a todos de bom coração. Temos de valorizar a Vida. Nossa caminhada aqui na Terra deve estar condicionada à mais atenção ao próximo, principalmente, aos mais necessitados: os pobres trabalhadores explorados desta Terra e nossos idosos abandonados.

Neste Natal, muitas famílias lamentarão a falta de muitos dos seus entes queridos, levados pelo novo coronavírus. Suas comemorações devem ser acompanhadas de cuidados especiais, como: uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão ou com álcool em gel e com distanciamento social.

O medo é real, mas também é normal.  A alegria de comemorar o nascimento de Cristo é a necessidade vital do ser humano buscar a perfeição. E a perfeição é Deus. E com certeza Ele exclui qualquer cerimônia exterior: purificações, oblações, jejuns, festas… pois, como diz o Evangelho: “[…] não é aquilo que entra na boca que macula, e sim o que sai do coração.” Então, comemore o Natal com os devidos cuidados consigo mesmos e com o próximo. “Bate o Sino, pequenino, Sino de Belém…”

Antônio Villarreal — Professor de história da Secretaria de Estado da Educação do DF aposentado. Colaborador da Revista Xapuri Socioambiental.

 

Slide 1

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

 

<

p style=”text-align: justify;”> 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes