Pesquisar
Close this search box.

Empatia e amor ao próximo, eis a questão!

Empatia e amor ao próximo, eis a questão! O que ser? O que viver? É o nosso compromisso que temos com nossas decisões que se reflete em nossa vida. É coisa seríssima…

Por Antônio Villarreal

Estão anunciando pelas redes sociais, em relação ao Covid e às atitudes de algumas pessoas nas comunidades, para que não se deixem contaminar!

Para responder a essas perguntas, temos que usar a metodologia MPF – Metodologia Paulo Freire, senão poderemos dar respostas totalmente erradas. Podemos errar ao responder a importantes perguntas e nos tornarmos errados dentro de nossos corações, por conseguinte, ser causa dos nossos atos errados.

Observem, a dificuldade que é se conscientizar de que sabemos que somos seres Humanos e devemos agir como tal.

Historicamente, devemos sempre estar atentos e refletindo sobre todos os nossos atos. Foi por isso, que o historiador e demais doutores, em convenção, definiu que o nosso nome científico é Homo Sapiens Sapiens. Observe que se escreve duas vezes a palavra Sapiens. Significa que somos a espécie Homo, seres mamíferos, que tem a consciência de que sabe o que está acontecendo ao seu redor. Podemos ver, observar, refletir e decidir. Nosso querido Livre Arbítrio.

Se temos a consciência do que estamos fazendo, mesmo que nossos atos possam prejudicar outros humanos. Então, temos que nos preocupar em responder aquelas duas perguntas do início da minha crônica de forma humana e racional. Lembrando que é coisa séria!

É o nosso compromisso que temos com nossas decisões que se reflete em nossa vida. É coisa seríssima. A Vida deve estar em primeiro lugar e ser em todas as alternativas (riqueza, lazer) a mais importante.

Por isso, não devemos nos contaminar, minhas amigas e amigos. Não temos tempo, não temos mais fôlego para tantas notícias ruins. As pessoas não têm tanta estrutura emocional para tantos horrores.

Temos assistido por todas as formas as notícias ruins sendo aplaudidas, sendo glorificadas. Governantes desautorizando a ciência, a saúde pública. Pessoas, individualmente, procurando, alegremente, não seguir as normas de saúde pública, de formas as mais bizarras possíveis.

Usar máscara no pescoço é a mais engraçada. Um cidadão sai à rua, a um ambiente público, portanto, onde temos a obrigação de ser educados e disciplinados, sem máscara o com a dita mal colocada em seu rosto, deixando, geralmente, o nariz de fora, quando não, a boca também.

Escuta-se gente comentando que a pessoas com máscaras no pescoço está com problema de caxumba. Antigamente, dizia que a caxumba ou papeira surge no pescoço e vai para os testículos. E pode deixar uma pessoa inválida. Talvez, seria a razão de muitos homens com caxumba colocarem a máscara no pescoço.

Desse modo, fica a seriedade de termos compromissos com a comunidade em que vivemos. Não nos contaminarmos com as ideias fascistas, as atitudes de violência, com o charlatanismo, o negacionismo. Assim, poderemos ter a mente mais tranquila e verdadeira com a nossa comunidade de forma humana e interplanetária.

Antônio Villarreal – Professor. Escritor. 

Imagem Interna: Pais & Filhos


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes