Escola Rural da Fazenda Canuanã, no Tocantins: Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do mundo – Disputando com 28 finalistas, a Escola Rural da Fazenda Canuanã, localizada no município de Formoso do Araguaia, no estado do Tocantins, ganhou o prêmio de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do Mundo, entregue pelo Royal Institute of British Architects, RIBA, no mês passado
O projeto, assinado pelo designer Marcelo Rosenbaum, em conjunto com a Aleph Zero Arquitetura, com a estrutura em madeira, com detalhes indígenas, teve por objetivo transformar o lugar onde se estuda em um espaço híbrido que servisse também de moradia para as crianças dos locais mais distantes.
Chamada agora, pelos estudantes e educadores de “A Nova Moradia”, a escola tem sua ala de dormitórios organizada em duas “aldeias” indígenas, uma masculina e uma feminina, com 45 quartos onde podem dormir, no máximo, 6 estudantes em cada quarto. Dos 7 aos 17 anos, 780 alunos passam as 24 horas do dia dos sete dias da semana na escola.
É nesse ambiente que estudam, brincam, fazem as refeições e dormem. Ainda assim, eles tinham dificuldade de chamar esse espaço de casa. Inaugurada há 44 anos, a escola da Fazenda Canuanã, na zona rural de Formoso do Araguaia, a 320 km de Palmas (TO), atua em regime de internato para acolher estudantes de localidades ainda mais afastadas.
Os professores e a direção da escola sentiam a necessidade de proporcionar um ambiente com mais individualidade e privacidade para as crianças, já que eles se dividiam em quartos com 20 beliches e 40 estudantes. Para pensar um novo modelo de moradia, a fundação convidou o Instituto a Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum.

Fontes desta matéria, editada por Zezé Weiss:
http://razoesparaacreditar.com/arquitetura/escola-tocantins-premio-projeto-educacional-mundo/
Com informações de 44 arquitetura
Fotos: Leonardo Finotti
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
E-Book Caminhando na Floresta
Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”nofollow” openin=”newwindow” url=”https://lojaxapuri.info/produto/e-book-caminhando-na-floresta/”]COMPRE AQUI[/button]