Pesquisar
Close this search box.
células-tronco

Células-tronco de dentes de bebê podem ser usadas para tratar dentes doentes

Células-tronco de dentes de bebê podem ser usadas para tratar dentes doentes

Cientistas divulgaram que células-tronco retiradas de dentes de leite poderão ser usadas para reparar lesões dentárias e consertar dentes mortos no futuro. A natureza regenerativa das células-tronco, aquelas que podem se transformar em várias estruturas do corpo, permitiu aos pesquisadores restabelecer com sucesso o tecido interno mole do dente, também chamado de polpa dental. A pesquisa foi realizada com 30 pacientes na China.

Segundo o estudo, a mesma técnica poderia ser usada também para reparar dentes adultos, substituindo os vasos sanguíneos e as conexões nervosas que geralmente desaparecem para sempre quando um dente sofre um dano grave.

O cientista Songtao Shi, da Universidade da Pensilvânia, disse: “Este tratamento dá aos pacientes a sensação de volta dos dentes. Com esta técnica, o paciente sente que o dente está vivo novamente”. Os pesquisadores envolvidos já relataram que, ao concluir o estudo, será possível desenvolver uma terapia segura e eficaz para os pacientes.

células-tronco
Juliana Miranda

Como os pesquisadores apontam, quase metade de todas as crianças sofre algum tipo de dano em um dente durante a infância, e quando isso acontece, o suprimento de sangue e o desenvolvimento da raiz podem ser afetados, deixando o dente morto.

Os dentistas já usaram um tratamento chamado de apexificação para tentar estimular o desenvolvimento das raízes, mas esta não é uma solução ideal, já que não substitui o tecido.

Os pesquisadores que trabalharam neste estudo aprofundaram os conhecimentos sobre a terapia com células-tronco dentárias retiradas de dentes de leite, tecnicamente conhecidas como células-tronco de polpa decídua humana (hDPSC). O ensaio clínico cultivou as células-tronco em laboratório. Em seguida, elas foram implantadas de volta no dente lesionado.

Os resultados mostraram que os dentes problemáticos das crianças que receberam o implante tiveram um aumento do fluxo sanguíneo e um aumento da espessura da dentina. A técnica também torna a raiz mais saudável, recuperando as sensações do dente.

Os pesquisadores disseram que o tratamento é encorajador, mas que ainda há muito trabalho a fazer, inclusive com a realização de testes mais amplos.

ANOTE AÍ

Fonte: Site de Curiosidades Sciencemag.org

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes