Pesquisar
Close this search box.
Epidemias e turismo

Epidemias podem influenciar o turismo no Brasil

A relação entre as epidemias e o turismo no Brasil

Epidemias e turismo

Pesquisa revela que algumas epidemias, como a dengue, podem influenciar no fluxo de viajantes nos estados brasileiros

As epidemias podem interferir no fluxo de turistas no Brasil? Pesquisadores de Pernambuco concluíram que sim: algumas epidemias, como a dengue, podem influenciar diretamente no turismo, aumentando ou diminuindo o fluxo de visitantes nos estados brasileiros. A conclusão do estudo se mostra relevante, pois o turismo é uma das atividades mais importantes para o funcionamento da economia de qualquer nação.

O estudo intitulado “A relação entre epidemia e turismo: a dengue influenciou a chegada de viajantes nos estados brasileiros?” foi realizado por Amanda Maria Valdevino da Silva, sob orientação do professor José Lamartine Soares Sobrinho, e defendida no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A pesquisa aponta que, durante o período de 2003 a 2016, a incidência de casos da doença influenciou de forma negativa o número de desembarques de turistas no Brasil. Tanto que, a cada aumento de um ponto percentual em incidência de casos de dengue, diminuiu em 3,7% o número de desembarques, principalmente nacionais. Segundo análise da mestra, o fato de os desembarques internacionais não terem sido afetados pela ocorrência da dengue durante o período que foi analisado se deve à falta de divulgação sobre a doença fora do país. “Isso enfatiza que a maioria dos viajantes não busca se informar corretamente sobre o local para onde vai viajar, não busca conselhos de saúde e, se busca, não recorre a fontes confiáveis”, avalia Amanda.

Epidemias e turismoMetodologia

A autora adotou o método quantitativo de pesquisa, com caráteraplicado, com o objetivo de gerar conhecimentos para a aplicação prática, e de natureza descritiva. Essa pesquisa pode ser classificada como ex-post-facto, ou seja, que tem como objetivo investigar as relações de causa e efeito de um fato que já aconteceu. A principal característica desse tipo de pesquisa é o fato de que os dados são coletados após o acontecimento dos eventos.

A amostra relativa ao turismo foi composta pelos desembarques no Brasil, reunidos por estados e anos, através de desembarques nacionais e internacionais. Em relação à amostra da saúde, foi composta pelas notificações de casos de dengue no Brasil, também reunidas por estados e anos. Para coleta de dados, foram pesquisados documentos de domínio público, disponibilizados em sites oficiais. Também foram utilizados trabalhos acadêmicos como base teórica.

Segundo Amanda, existem diversas outras variáveis que afetam a quantidade de desembarques no país, como renda, violência, escolaridade, condição social etc., além de outras doenças e, por isso, foi necessário ter muito cuidado ao analisar a correlação proposta. Nas dissertação, a autora destaca que o Brasil “é um país que recebe muitos turistas”, sendo esse um dos principais setores da economia e, que, portanto, o estudo traz um panorama sobre como a saúde pode acabar tendo influência no turismo, demonstrando que é necessária atenção para a relação entre as duas áreas.

ANOTE AÍ

Fonte: Nossa Ciência

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes