Pesquisar
Close this search box.

Terra Ronca-Goiás: Cavernas secas e molhadas, todas espetaculares

Terra Ronca-Goiás: Cavernas secas e molhadas, todas espetaculares

Quem sai de Brasília em direção norte, cerca de 400 quilômetros depois, encontra um mundo arrebatador. O Parque Estadual de Terra Ronca, com 57 mil hectares, foi criado pela lei 10.879, de 7 de julho de 1989, e situa-se nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, no nordeste goiano, divisa com a Bahia. Terra Ronca revela as entranhas da Terra despencada, revirada e reacomodada, num conjunto de cavernas secas e molhadas de beleza estonteante.

Com uma vegetação que inclui cerrado, cerradão, matas de galeria e veredas, a área serve de abrigo a uma vasta fauna. São mais de 150 espécies de aves e quase 50 de mamíferos na região, pra não citar outras.

Em meio à paisagem, encravada no Cerrado e emoldurada pela Serra Geral de Goiás, salta aos olhos a enorme boca do complexo universo esculpido há milhões de anos, desde que a região era banhada pelo mar, no período Pré-Cambriano superior.

O vão de entrada de Terra Ronca, com mais de 90 metros de altura e 120 de largura, é um convite irresistível para os amantes da ousadia da mãe Natureza. Mistério e surpresa estão garantidos nas grutas, nos enormes salões, nas passagens estreitas, nos túneis, nas formações calcárias – gigantescas colunas de estalactites, estalagmites (formadas por gotinhas impregnadas por calcário que pingam por milhares e milhares de anos). A escuridão rompida poucas vezes e os rios que serpenteiam, roncando por caminhos inusitados, formam lagos subterrâneos e despencam em cachoeiras completam o cenário da verdadeira viagem por dentro da Terra.

As cavernas de Terra Ronca, um dos maiores complexos espeleológicos do Brasil e do mundo, representam uma das mais espetaculares atrações subterrâneas do Hemisfério Sul, ainda praticamente desconhecida.

De suas cavernas, sete figuram na lista das trinta maiores do Brasil. A maior delas, Angélica, tem 14.100 metros de extensão, é a 4ª maior do país. Do conjunto, pouquíssimas foram exploradas, entre as quais Angélica, Terra Ronca I e II, São Vicente, São Bernardo, Lapa do Bezerra e São Mateus.

Como chegar

De Brasília, seguindo pela BR-020, o caminho é por Formosa, Alvorada do Norte e Posse. Em Posse, deixa-se a BR-020 em direção a Guarani de Goiás. O Parque de Terra Ronca fica a aproximadamente 40 km de Guarani de Goiás.

ANOTE AÍ:

+ INFO: www.semarh.goias.gov.br

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes