III Marcha das Mulheres Indígenas tem início nesta segunda-feira (11)
Entre os dias 11 a 13 de setembro, Brasília será palco para a III Marcha das Mulheres Indígenas, cujo tema é “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais”. Está prevista na programação: debates, lançamento de livros, grupos de trabalho e apresentações culturais, desfiles e entre outros. O evento é promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e as Mulheres Biomas do Brasil.
Por Maria Letícia Marques
O grande intuito da marcha é reunir e conectar as mulheres indígenas, além de fortalecer as vozes ancestrais da floresta. A realização de debates é fundamental para compreender o contexto atual, conscientizar e enfrentar os desafios. Ser uma mulher é muito mais plural do que se imagina, o contexto em que uma mulher indígena está inserida requer que encontros como esse aconteçam para que se faça ouvir e entender as vozes dessas mulheres indígenas que carregam ancestralidade.
Além disso, estará sendo realizada hoje uma Sessão Solene, às 15h, na Câmara dos Deputados, para homenagear e chamar atenção para o evento que terá início hoje (11).
As mulheres estarão, além de reunidas, mobilizadas por meio da ANMIGA, em um grande encontro que ocorrerá a partir de hoje (11), na cidade de Brasília, em setembro de 2023, abrindo a III Marcha das Mulheres Indígenas apresenta o tema: “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais”. Confira a programação.
Maria Letícia Marques – Colunista Voluntária da Revista Xapuri. Foto de capa: Anmiga.