Joacir d’Abadia: O grito de liberdade

Joacir d’Abadia: O grito de liberdade

Uma chusma de gente grita: “queremos ser livres!” Mas a isto não acresce nada ao seu ser enquanto homens que pensam, visto que seus clamores elevam somente as suas vozes levando cada gritante a ser para si mesmo um mendaz. Com tal fuga o mentiroso se debruça a uma imitação de balbucio, o qual não toma seu significado original, que seria em buscar de forma comunitária algo que os libertem: a própria libertação.

Nesta euforia do homem em relação a sua falsa liberdade encontra-se uma herança não de patrimônio, mas sim de conceitos evasivos que dizem, estritamente, ao ópio dos falsos: “queremos, sem querer, ser livres”.

Não pode de forma alguma, esbandalhar o sentido único que principia o verdadeiro e imutável significado do que seja a liberdade.

Embora, gritos ecoem pedindo que os homens sejam livres, eles não chegam ao tocante do desejo humano, pois esvai na extensão do mundo sem serem acolhidos pelas suas entranhas.

Assim, permanecem só os gritos. E só a eles escutam. Mas, contudo, porque gritar sem o desejo de concretizar aquilo que se pede: a liberdade. Não parece incongruência? Pode acreditar que sim! É realmente palavra solta ao ar com um objetivo: a algazarra.

Se os gritantes pedissem mesmo a liberdade eles, pobres coitados, jamais seriam atendidos por completo. Acredite, é verdade! Pois recebendo, aos gritos, a liberdade, ficariam presos à própria liberdade. Agora cabe a objeção: que é liberdade para este populacho de gente que grita pedindo-a? Deve que eles pedem que os deixem somente pedir!

Assim, nem todos que pedem realmente querem. Fique, portanto, de cautela, atentos com os seus gritos inócuos.

ANOTE AÍ:

 

 

Joacir d’Abadia, Pároco de Alto Paraíso-GO, Diocese de Formosa-GO.
_______________________________________
Filósofo, Escritor, articulista e Especialista em Docência do Ensino Superior.

Imagem interna: Arteide, fornecida pelo autor.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CAMPANHAS

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 104
REVISTA 103
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

CHICO MENDES 35 ANOS – EMPATE DE RETOMADA

Há 35 anos, Chico Mendes foi silenciado, mas sua luta ecoa até hoje. Quer saber como você pode fazer parte dessa história?

💪🏼Chico Mendes foi um líder inesquecível, assassinado por defender nossas florestas e os povos que nelas vivem. Seu legado enfrentou ameaças, mas agora é a hora da virada. É o momento do “Empate de Retomada”, uma nova fase na luta pelas conquistas e ideais de Chico.

👉🏻Para fazer esse empate acontecer, precisamos mais do que nunca da sua parceria e contribuição. DOE AGORA! Seja parte dessa retomada!