Joãozinho da Vila Planalto: “Eu sou João Roberto”
Eu sou João Roberto
Normalmente os pais
colocam os próprios nomes
nos primeiros filhos.
Com meu pai foi
diferente:
Ele esperou
o último filho, o caçula,
a rapa do tacho
para prestar esta auto-homenagem.
Com meu pai aprendi
a ter coragem de enfrentar
as palavras.
– Kombida!
Pai, essa palavra
não existe.
-Claro que existe,
eu acabei de falar.
Foi com essa simplicidade
que cheguei à licença poética,
conheci Manoel de Barros e
aprendi a escrever versos
tortos que cambaleiam sobre
linhas retas.
Meu nome é João Roberto,
mesmo nome do meu pai,
hoje também sou pai.
Joãozinho Da Vila Planalto em Meu Masculino e Feminino, 2014.
Joãozinho da Vila Planalto, nascido João Roberto Costa Júnior na cidade mineira de Unaí, poeta, agitador cultural, criador de marchinhas, ritmista da Acadêmicos da Asa Norte, um dos fundadores Bloco de Rua da Vila, na Vila Planalto, e também do Pacotão, tradicional bloco de rua do carnaval candango, encantou-se em 3 de julho de 2017, vítima de um acidente de moto, aos 57 anos. Bem ao modo de Joãozinho, seu funeral transformou-se em um belo sarau no Museu da República, em Brasília.
SAUDADES (Notas extraídas da página do Joãozinho no Facebook):
Andréa Souza Surpreendida com essa notícia tristíssima no meio da manhã. Há 15 dias me falou que estava reabrindo a lojinha e que tinha novos projetos. Ele sempre tinha novos projetos e disposição para realizá-los, uma mente criativa e um corpo incansável que o levava onde houvesse vida, alegria, arte, amigos etc. Deixo minhas condolências aos familiares, amigos e agregados. Que todos possam encontrar consolo no próprio estilo de vida e no espírito alegre e arrojado do Joãozinho.













Que Deus receba o Joãozinho em sua morada e que ele descanse em paz
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
Revista Xapuri
Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]