Lua do Castor: primeira super-superlua do século XXI
Essa superlua, a de 14 de novembro de 2016, é nada mais, nada menos do que a maior (14%+) e mais brilhante (30%+) lua vista nos últimos 68 anos. A última vez que nossa lua apareceu tão grande e tão brilhante assim foi na metade do século passado, no ano da graça de 1948!
Segundo a ciência, o fenômeno conhecido como “superlua” ou “perigeu da lua cheia” ocorre quando as seguintes condições astronômicas se dão:
- A lua precisa estar fase cheia, e posicionada do lado oposto da Terra com relação ao Sol. Assim, vista do nosso planeta, ela fica completamente iluminada.
- A lua precisa estar mais próximo da Terra que o normal.
- Como a órbita da lua é elíptica, o caminho que ela faz ao redor da Terra não é um círculo perfeito. Por essa razão, como a distância do satélite em relação à Terra varia bastante, há momentos especiais de aproximação como esse.
- O momento em que a lua passa mais longe do planeta é chamado de apogeu. O momento em que a lua passa mais mais próxima de nós é chamada de perigeu. Como a superlua ocorre na fase da lua cheia, o fenômeno também se chama perigeu da lua cheia.
- O melhor momento para apreciar essa “ilusão lunar” será quando ela começar a aparecer no horizonte – às 18h36 no dia 13 e, às 19h42 no dia 14. Entretanto, dependendo do ponto de observação, essa super lua pode parecer apenas uma linda, porém lua cheia de tamanho normal, advertem os cientistas.
- Em geral, é considerada superlua toda lua cheia que apareça na região direita da órbita da Terra. É muito raro, porém, que o dia seja de lua cheia quando nosso satélite chega ao ponto mais próximo de aproximação com a Terra. Aí, o fenômeno passa a ser chamado de super-superlua.
- A super-superlua de novembro chegará a apenas 356.509 km do nosso planeta Terra.
- Todos os anos, a lua cheia do mês de novembro é conhecida como a Lua do Castor. Diz a lenda que esse título resultou do fato de que no hemisfério norte os caçadores aproveitavam o tempo dessa lua para preparar as armadilhas que usariam para capturar os animais que lhes garantiriam as peles para protegê-los do duro inverno do ano seguinte.
- Em 2016, o ápice dessa super, super Lua do Castor será no 14 de novembro às 22h52. O pico do perigeu será uma hora depois, às 23h52.
- Pra nós aqui no Brasil, o perigeu vai acontecer em plena luz do final da manhã do dia 14, bem próximo do meio-dia.
Mas, mesmo assim, a esperança anuncia uma lua muito mais linda nessas próximas horas. Vale a pena buscar um céu mais limpo, longe das luzes das cidades porque vai demorar um pouco pra outra lua dessas aparecer de novo.

Foto: Laura Clay-Ballard
ANOTE AÍ:
Fonte originária dos conteúdos desta matéria: chat_bubble_outline
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!