Pesquisar
Close this search box.
Minoria Barulhenta

Minoria Barulhenta

Minoria Barulhenta
Por Arthur Wentz e Silva
“Minoria Barulhenta” Por que(m) fazemos barulho?
É muito bom sabermos que existe uma juventude pensante neste país. Apresentamos  este artigo que mostra a cara de nossos estudantes. É muito bom sabermos que teve gente que cresceu e tomou o lado correto e de posicionamento perante as muitas questões sociais e políticas que se apresentam. Dá um orgulho danado ver um leitor criança se transformar num crítico cidadão. Cora Coralina já nos dizia: “Acredito nos jovens, abrindo espaços largos na vida!”
 
A violência grotesca do neoconservadorismo vem cada vez ganhando mais espaço dentro do espectro social provocando um clima de tensão dentro do ente político e social. No entanto, é notório que a partir do momento em que esse clima entra em contato com a Educação Pública a situação se agrava de forma maior. Ideias erradas sobre uma possível “doutrinação”, ou talvez a disseminação de um “marxismo” nos institutos e universidades públicas só deixam mais explícitas a ignorância de pessoas que, certamente, se mantiveram à distância destes espaços. A consequência desta ignorância desnecessária das esferas educacionais só distância cada vez mais o senso comum com aqueles que produzem ciência e conhecimento no Brasil atual. A perseguição da atual ignorância fascista contra esferas públicas estudantis, entidades e organizações que corresponde a luta em favor de uma educação pública, gratuita e de qualidade, visando o respeito e equidade para com estudantes, técnicos e docentes e afins.
Ao doze de janeiro, o então Ministro da Educação, Milton Ribeiro, perguntado sobre as opiniões que vêm sido colocadas em discussão a favor do adiamento do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), respondeu que “é uma minoria barulhenta que pede o adiamento”. Antes de tudo é preciso entender de quem se trata a tal “minoria barulhenta”, estes designados pelo ministro, são os estudantes que pediram ao MEC respeito aos 49,7% dos entrevistados em enquete feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que pedem para que o exame seja realizado em Maio, por outra vertente, o respeito com as entidades estudantis que se mobilizam em favor da equidade e diversidade dentro da esfera educacional.
O descaso do atual governo para com os estudantes e sendo assim, para com a educação é um projeto estigmatizado pelos preceitos do conservadorismo de manter sua população sem participar das discussões e pautas públicas. Já dito por Callegari, “O governo federal não tem qualquer projeto positivo nessa área. Na verdade, tudo indica que o projeto é o desmonte da educação pública, e agora isso se concretiza com os cortes na educação superior e básica”.
Para entender melhor, é necessário refletir sobre o conceito de barulho, vamos entendê-lo como o sentido de resistência, resistir ao bolsonarismo, suas ideias distorcidas, preconceituosas e extremamente irracionais tem levado o país ao caos, e assim emerge a célebre pérola de Schopenhauer: “Sem resistência, não há progresso. Sem sombras, não há luz”.Assim, estudantes, membros de entidades estudantis e organizações fazem barulho para os 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas que não têm computador ou tablet em casa, aos 21% dos alunos de escolas públicas só acessam a internet pelo celular e assim com diversos outros estudantes que tiveram os respectivos calendários suspensos. Além do tema ENEM, essas entidades e organizações lutam em favor de diversos outros casos, colocando em pilar principal o acesso ao ensino.Arthur Wentz e Silva é Estudante de Técnico em Biotecnologia e Coordenador do Grêmio Estudantil no IFG – Câmpus Formosa. Pesquisador do PIBIC-EM, pelo CNPq.Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes