Pesquisar
Close this search box.

Monarquia em xeque: protestos conduzem coroação de Charles

Charles é coroado sob protestos e com monarquia em xeque

Número de britânicos que consideram a monarquia “muito importante” (29%) é o menor em 40 anos

Por André Cintra/Portal Vermelho

Não será exatamente tranquila a vida do rei Charles 3º após sua coroação neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres. Além da sombra da mãe, a rainha Elizabeth 2ª – que morreu há oito meses na condição de uma das monarcas mais populares do Reino Unido –, Charles sofrerá com o desgaste da instituição milenar.

Aos 74 anos, ele é o britânico mais velho a se tornar chefe de Estado do Reino Unido e de outros 14 países, além de liderar a Commonwealth (Comunidade das Nações, que reúne 56 antigas colônias britânicas). A seu favor pesa a sintonia com pautas que a Coroa tradicionalmente esnobou, como o meio ambiente. Em 2021, ele chegou a sair em defesa da sueca Greta Thunberg, ao dizer o mundo impunha uma série de decepções a ativistas ambientais. “Todos esses jovens acham que nada acontece. Assim, é claro que ficam frustrados”, comentou.

Ao mesmo tempo, num momento em que a economia britânica está às voltas com o risco de uma recessão, a pompa da cerimônia de Coroação soa escandalosa. Da carruagem dourada ao cetro portado por Charles, com um diamante de 530 quilates, tudo parece desconectado da realidade.

Não à toa, a solenidade foi precedida por diversas manifestações em Londres que cobravam o fim da monarquia. De acordo com agências, “o movimento, que tem como sentença a frase ‘Not my king’ (‘Meu rei, não’), é encabeçada pelo Republic, um dos maiores grupos ativistas antimonarquia do Reino Unido”. A polícia chegou a prender manifestantes e apreender cartazes ao longo da semana, mas não esvaziou os atos este sábado.

Levantamento realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa Social aponta uma rejeição crescente à Coroa. O número de britânicos que consideram a monarquia “muito importante” (29%) é o menor em 40 anos, e a reprovação cresce especialmente entre os mais jovens. Um rei de 74 anos terá credenciais para mudar essa imagem e salvar o que está em xeque?

Também na África do Sul, houve protestos. Manifestantes pediram a devolução do maior diamante do mundo, o Star of Africa (Estrela da África), justamente o que está no cetro real. O diamante foi descoberto no país africano – que ainda era colônia do Reino Unido – e presentado à Coroa.

“O diamante precisa vir para a África do Sul. Precisa ser um sinal do nosso orgulho, da nossa herança e da nossa cultura”, diz o advogado e ativista sul-africano Mothusi Kamanga, líder de um abaixo-assinado online que conta com 8 mil adesões. “O povo africano em geral está começando a perceber que descolonizar não é apenas deixar as pessoas terem certas liberdades – mas também recuperar o que foi expropriado de nós.”

Rainha morta, rei posto – mas a sucessão é uma das mais controversas na história dessa monarquia tão midiática. A Coroa, essa instituição tão anacrônica e perdulária, faz mesmo sentido ainda para os britânicos?

Fonte: André Cintra/Portal Vermelho   Capa: Getty Images


Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes