Pesquisar
Close this search box.

Para as noites de luar, a Serenata de Olinda!

Para as noites de luar, a Serenata de Olinda!

Violões, violinos, bandolins, acordeons. Bolero, chorinho, forró, frevo, tango, marchinha, samba.  Vozes cantando e palmas compondo o coro. Flores distribuídas para as mulheres.

Desde 1987, nas noites de sexta-feira, exceto no carnaval, moradores apaixonados e turistas entusiasmados formam animado cortejo pelas ruas e becos de casarios do Sítio Histórico de Olinda, em Pernambuco, para acompanhar, a pé, e com sorte à luz luar, a Serenata de Olinda.

Não há burocracia, nem custo. Para acompanhar a Serenata de Olinda, basta se juntar à concentração de pessoas que sai por volta das 21h30 das escadarias da Igreja de São Pedro Apóstolo, na Praça João Alfredo. Na última sexta-feira do mês, o ponto de partida é a Faculdade de Olinda, seguindo pela Avenida Liberdade.

O trajeto passa pela Rua Prudente de Moraes, fazendo parada nos Quatro Cantos – área conhecida por reunir bares –, Mercado da Ribeira, Prefeitura de Olinda e Rua 27 de Maio. O retorno para a praça da igreja ou para os portões da universidade acontece por volta da meia-noite. Mas pode demorar um pouco mais, quando muitas janelas e portas se abrem para saudar os músicos ao longo do caminho.

Dois grupos musicais, o Luar de Olinda e os Seresteiros de Olinda, cada qual com cerca de 12 a 20 integrantes, dos quais grande parte são músicos amadores, se revezam para tocar um repertório de 80 a 100 músicas. Essa é, segundo os moradores, uma forma bonita e criativa de proteger o Patrimônio Histórico de Olinda.

Aliás, a Serenata surgiu depois de um plebiscito realizado em 1987, onde 70% dos moradores votaram contra a abertura do sítio histórico aos carros. Foi decidido o fechamento parcial, com acesso permitido somente em determinados horários.

Para celebrar a medida, na sexta-feira de 8 de maio de 1987, um grupo saiu pelas ruas tocando músicas variadas para celebrar a medida. Ali nascia a Serenata de Olinda!

Eduardo Pereira
Produtor Cultural

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 112
REVISTA 109
REVISTA 110
REVISTA 111
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes