Nomes originais e bonitos das cidades goianas
A história de Goiás remonta ao início do século XVIII, com a chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, atraídos pela descoberta de minas de ouro. Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, liderou a primeira bandeira com a intenção de se fixar no território, que saiu de São Paulo em 3 de julho de 1722.
Por Jaime Sautchuk
A região do Rio Vermelho foi a primeira a ser ocupada, onde fundou-se Vila Boa (mais tarde renomeada para Cidade de Goiás), que serviu como capital do território durante 200 anos.
O processo de independência de Goiás se deu gradativamente, impulsionado pela formação de juntas administrativas. O desenvolvimento e povoamento do estado deu-se, de forma mais intensificada, a partir da mudança da capital para Goiânia, na década de 1930, e com a construção de Brasília, em 1960. (Fonte: Wikipédia).
Muitas cidades goianas tinham nomes originais e bonitos, antes dos nomes atuais. Vejamos:
Alto Paraíso de Goiás – Veadeiros
Anápolis – Sant’Ana das Antas
Bela Vista de Goiás – Sussuapara
Cachoeira de Goiás – Fumaça/Moitu
Doverlândia – Cachorro Sentado
Formosa – Arraial dos Couros
Goiás (Velho) – Santana de Goiás
Morrinhos – Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos
Nova Glória – Pito Aceso
Piracanjuba – Pouso Alto
Pirenópolis – Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte
Rialma – Barranca
Rubiataba – Rabia-Bode
Santa Rita do Novo Destino – Paletó Rasgado
Santo Antônio de Goiás – Santo Antônio/Quiabo Assado
São Miguel do Araguaia (povoado) – Troca-Tapa
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
E-Book Caminhando na Floresta
Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI