Pesquisar
Close this search box.

O bico-virado-da-caatinga

O bico-virado-da-caatinga

Espécie endêmica da Caatinga, o único bioma 100% brasileiro, o bico-virado-da-caatinga (megaxenops parnaguae) é um pássaro de coloração laranja-acastanhada, mais pra ferrugem, com a garganta, as bochechas, a região do entorno do bico e uma estreita faixa superciliar brancas. Mede cerca de 16 centímetros de comprimento e pesa por volta de 26 gramas. Tem por grande diferencial o bico de cor rosada, em forma de cunha, virado para cima…

Por Eduardo Pereira

Também conhecido como bico-virado-grande, segundo a WikiAves (https://www.wikiaves.com/wiki/bico-virado-da-caatinga), o bico-virado-da-caatinga é  um pássaro da ordem dos Passeriformes e a família Furnariidae.

Seu nome científico vem do (grego) megas = grande; e do gênero Xenops, (Illiger, 1811), com origem no idioma grego, xenos = estranho, e de -ōps, ōps = com a face, face; e de parnaguae, paranaguae = referente ao município de Paranaguá no Piauí, Brasil. ⇒ Grande Xenops de Paranaguá ou grande (pássaro) estranho de face branca que vive em Paranaguá.

Alimenta-se de insetos, que captura na folhagem e no emaranhado dos cipós ou nas cascas de galhos que remove em busca de larvas. Pode ser encontrado nos estados do Nordeste – Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, e há registros da presença do bico-virado-da-caatinga também em Minas Gerais e em Brasília.

Eduardo Pereira
Sociólogo. Produtor Cultural.
@weiss_guru


 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes