Pesquisar
Close this search box.

O Lula é um atrevido

O Lula é um atrevido

O que será que o atrevido do Lula ganha se metendo na guerra da Ucrânia, ao sugerir a constituição de um grupo mediador de um processo de paz? Parece que o mesmo que o presidente francês, Emmanuel Macron, que, ao voltar de sua recente visita à China disse, no dia 9 de abril, ao jornal Les Echos, que os europeus precisam lutar pela “autonomia estratégica” para não se tornarem “vassalos” nem da China nem dos Estados Unidos.

Por ACQ 

Nessa toada, Lula e Macron apenas repetem a lição do ex-secretário de Estado americano John Foster Dulles: “Países não têm amigos, mas interesses comuns”. Enquanto houver interesses comuns, viva a amizade, uai!

O problema é que os coleguinhas continuam dando palpites na matéria só de orelhada. De orelhada no Jornal Nacional, pró-americano, bem entendido. E de orelhada estreitamente moralista, baseada num vago sentimento da justiça com jota minúsculo, supostamente compartilhada pela “comunidade internacional”, quer dizer, os Estados Unidos, os membros da OTAN, o Japão e a Austrália, digamos.

O que os palpiteiros de plantão (incluindo o coleguinha Kotscho) sabem da história da Ucrânia? Será que sabem que a Crimeia fazia parte da Rússia desde 1783, quando o Império Czarista anexou a península uma década depois de derrotar as forças otomanas na Batalha de Kozludja, até 1954, quando o governo soviético transferiu a Crimeia da Federação Soviética Russa das Repúblicas Socialistas para a União Soviética Ucraniana?

Pra que saber detalhes desse tipo se a Crimeia efetivamente faz parte da Ucrânia desde 1954 e continuou assim como república autônoma a partir de 1991? Ora, no mínimo para complicar as análises da geopolítica, que não podem ir muito longe quando os analistas são chutadores!

Segue aqui um textinho de introdução muito interessante a um dossiê da história da sessão da Crimeia à Ucrânia em 1954, redigido por Mark Kramer, diretor de Estudos da Guerra Fria da Universidade de Harvard e membro sênior do Davis Center for Russian and Eurasian Studies de Harvard. O texto foi publicado pelo Wilson Center, um think tank ligado ao governo dos Estados Unidos, e não ao Kremlin.

Aqui a gente se enfronha sobre as possíveis razões da sessão da Crimeia pelo então premier Nikita Krushov à Ucrânia, em 1954, uma delas, a de fortalecer a sua posição na direção da União Soviética. Já naquela época, 75% dos habitantes da península eram de etnia russa, e 25%, ucraniana.

Depois eu volto ao ataque, com algumas considerações sobre as principais escolas das Relações Exteriores. Eu sou muito simpático ao realismo ofensivo, evidentemente…

Antonio Carlos Queiroz – Jornalista.

Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes