Pesquisar
Close this search box.

Seguir Esperneando: O tempo do fogo – Episódio 10

Seguir Esperneando: O tempo do fogo – Episódio 10

❤️ LIVE SOLIDÁRIA O TEMPO DO FOGO SEGUIR ESPERNEANDO – LANÇAMENTO DO EPISÓDIO 10 [RETRANSMISSÃO] ⏰ Dia: 07/09, às 21h 📍 Lucélia Santos convida: 📌 Adriana Ramos – Instituto Socioambiental 📌 Fernando Gabeira – Jornalista. Ambientalista 📌 Suely Araújo – Ex-Presidenta do IBAMA


SEGUIR ESPERNEANDO

O PODCAST DA LUCÉLIA SANTOS

 

EPISÓDIO 10

 O TEMPO DO FOGO

 

Eu sou Lucélia Santos e você está no “Seguir Esperneando”, o meu podcast em parceria com a Revista Xapuri.

 

Neste décimo episódio, “O Tempo do Fogo”, registramos a situação trágica de um país que arde em chamas, com milhares de focos de queimadas não só na Amazônia, mas em todos os biomas brasileiros.

Essa é uma situação que se agrava desde 2019, atingindo a cada ano patamares mais absurdos de focos de calor, em um ciclo perverso de destruição, que coincide com o mandato do presidente que o Brasil elegeu em 2018.

“É como se o governo tivesse criado um ‘padrão Bolsonaro’ de destruição, onde os focos de calor e desmatamento são bem superiores em comparação ao período anterior a 2019, quando começou essa gestão”, resume Cristiane Mazzetti, do Greepeace, expressando um sentimento que também é nosso.

Houve um dia na Amazônia, em  2019, em que o fogo foi tanto que a fumaça viajou longe, para o sul do País. A dois mil quilômetros dali, na cidade de São Paulo, o dia virou noite em plena tarde.  

Naquele ano, entre 10 e 11 de agosto,  fazendeiros do sudoeste do Pará, empoderados pela vista grossa do governo federal, promoveram um grande fogaréu na floresta.

Desde Novo Progesso, eles organizaram uma grande queimada por todo o sul da Amazônia. O fogo foi tanto que os focos de incêndio cresceram 300% em um único dia.  De lá pra cá, parece que todo dia é “Dia do Fogo”. 

 

Infelizmente, Novo Progresso continua sendo o epicentro das queimadas. Entre abril e junho de 2021, o fogo aumentou 91%, em comparação com 2020, conforme revela o Painel de Alertas do Instituto Socioambiental.

 

QUEIMADAS EM 2021

Duda Meirelles:

Segundo dados do Inpe, de janeiro até agosto deste ano, o Brasil teve 5,8% mais focos de queimadas do que no mesmo período de 2020. Só no mês de agosto, o Brasil queimou 17% mais do que em agosto de 2020.

A Caatinga e o Cerrado são os biomas mais afetados.

Na Caatinga, até 31 de agosto, são 3.903 focos de incêndio, contra 1.643 para o mesmo período em 2020.

No Cerrado, são 31.566 focos até 31 de agosto, contra 24.205 focos para o mesmo período em 2020.

Na Mata Atlântica foram registrados 11.659 focos até 31 de agosto, contra 9.668 focos para o mesmo período em 2020.

No Pampa foram 991 registros até 31 de agosto, contra 942 focos para o mesmo período em 2020

Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa já enfrentam, no acumulado parcial de 2021, um número de incêndios bem maior do que o registrado para o mesmo período de 2020.

O Brasil tornou-se líder inconteste da destruição pelo fogo também na América do Sul: mais da metade das queimadas deste ano ocorreram em território brasileiro.

AMAZÔNIA

Lucélia Santos:

 medida em que a seca avança, a situação se torna mais crítica na Amazônia.

Em agosto, foram registrados 28.060 focos de queimadas. Este número está acima da média histórica e é o terceiro maior índice para o mês de agosto desde 2010. Perde apenas para 2019 e 2020.

Em 2021, de janeiro a agosto, foram 39.427 registros de focos de incêndio.  

Os municípios que mais queimaram até agosto foram:

Lábrea, Amazonas: 2.535 focos.

Altamira, Pará: 2.251 focos.

Porto Velho, Rondônia: 2.213 focos.

Novo Progresso, Pará: 1822 focos.

Apuí, Amazonas: 1.766 focos.

O estado que mais queimou desde janeiro foi Mato Grosso, com 13.872 focos.

Depois vem o Pará, com 10.448 focos, seguido do Amazonas, com 9.988 focos.

Como houve um aumento de 29% do desmatamento nos primeiros meses de 2021 e há a previsão de um período de seca bem mais forte na região, o pessoal da Ciência diz que o pior ainda está por vir.

Um estudo do IPAM, em parceria com o Woodwell Climate Research Center, publicado em 30 de julho, mostrou que existem 5 mil quilômetros quadrados de área desmatada, só esperando alguém chegar com o  fogo.

Ou seja, um território que corresponde  a quase quatro municípios de São Paulo, pode ser tomado pelas chamas antes do fim dessa temporada de fogo, prevista para novembro na Amazônia.

PANTANAL

 

Duda Meirelles

De janeiro a agosto, o Inpe registrou 2.384 focos de incêndio no bioma pantaneiro, um número próximo ao de 2020, quando a região enfrentou o pior desastre ambiental de sua história.

Em todo o ano de 2020, foram registrados 5.935 focos de incêndios. Esse fogo devastou 1/3 de toda a área do Pantanal.

Houve uma piora nas queimadas de julho para agosto. O Inpe registrou um salto de 508 para 1.336 focos, com um crescimento de 163% em comparação com o mesmo período de 2020.

CONSEQUÊNCIAS

Lucélia Santos:

 

Assim como no resto do planeta Terra, nosso país enfrenta as consequências dos efeitos dos maus tratos ao meio ambiente e das mudanças climáticas globais.  Mas no Brasil o fogo não se alastra por obra do acaso.

 

Grande parte das queimadas em nossos biomas, especialmente na Amazônia, é causada por grileiros e madeireiros que operam ilegalmente, contando com a benevolência do aparato do Estado brasileiro.

 

Na verdade, o desmonte dos mecanismos de proteção ambiental pelo governo agravam o desmatamento e as queimadas no Brasil. Por exemplo, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 traz duas perdas críticas para o meio ambiente.

 

A primeira perda crítica ocorre no programa “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, que perdeu R$ 33 milhões do seu orçamento em 2021.  

 

A segunda tem a ver a extinção, também em 2021, do “Programa de Prevenção e Controle do Desmatamento e dos Incêndios nos Biomas”.

 

Pressionado nacional e internacionalmente, em 29 de junho o governo decretou uma moratória de 120 dias para o fogo em todo o território nacional.

 

Mas com a redução de verbas e a exclusão dos programas de prevenção, o sinal que esse mesmo governo passa é de que pode tacar fogo em tudo.

 

Os impactos dessa irresponsabilidade trazem terríveis consequências para a nossa vida humana e para o planeta.

 

Os elementos tóxicos liberados pelo fogo, como o carbono e o enxofre, afetam nosso organismo das formas mais variadas, que vão desde graves infecções em nosso sistema respiratório até transtornos psicológicos.

 

As queimadas contribuem para o aquecimento global, alteram os ecossistemas e provocam grandes impactos nas mudanças climáticas nos quatro cantos do planeta.

 

Um desses impactos é sobre as águas. Quanto mais floresta queimada, menos água teremos. Com menos água, mais seca e mais risco de incêndios.  

 

É preciso seguir esperneando para dar um basta no desmatamento e nas queimadas!

 

Duda Meirelles:

 

“Seguir Esperneando” é mais um espaço de resistência da Revista Xapuri, construído em parceria com a atriz e militante Lucélia Santos.

 

Este episódio, “O Tempo do Fogo”, resulta do esforço coletivo de Agamenon Torres; Ana Paula Sabino; Janaina Faustino; Lucélia Santos;  Zezé Weiss; e eu, Duda Meirelles.

 

O roteiro foi construído com base em informações coletadas nos seguintes veículos: CNN Brasil, G1, Greenpeace, Inpe, Instituto Socioambiental, Ipam, MapBiomas e Pensamento Verde.  Os dados estatíticos contemplam os registros de satélites até 31 de agosto.

 

“Seguir Esperneando é patrocinado por: Bancários-DF – Sindicato dosBancários de Brasília; Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômmica Federal; Fetec-CUT Centro Norte – Federação dosTrabalhadores em Empresas de Crédito do Cento Norte; e Sinpro/DF –Sindicato dos Professores no Distrito Federal.

 

Colabore com a Xapuri. Visite nossa loja solidária em www.lojaxapuri.info, ou faça uma doação via pix:  www.contato@xapuri.info.

 

Até o próximo epsisódio do “Seguir Esperneando”!


Salve! Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!


Camisetas

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

 

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/produto/e-book-a-verdade-vencera-luiz-inacio-lula-da-silva/”]COMPRE AQUI[/button]

 

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes