Pesquisar
Close this search box.
democratas

Estados Unidos: Toma posse o Congresso mais racialmente diverso de todos os tempos

Progressistas comemoram a nova promessa do Congresso de levar a luta até Trump – 

E a nova turma  mostrou que eles são diferentes dos democratas do “establishment”  nos últimos anos, e e uma maneira importante: eles estão dispostos e são capazes de combater o fogo de Trump com fogo.

Entre eles, a congressista de Michigan, Rashida Tlaib, que teve algumas palavras fortes para o presidente. Falando em um evento pouco depois de ser empossada, Tlaib, a primeira palestina americana eleita para o Congresso, relembrou uma conversa que teve depois de vencer. Ela disse: “E quando seu filho olha para você e diz: ‘Mamãe,  você ganhou. Os valentões não ganham”, e eu disse: “Baby, eles não ganham porque nós vamos entrar lá e vamos acabar com o filho da puta”.

Tlaib tinha sido claro sobre suas intenções em impugnar Trump durante sua campanha. Ela tuitou em março: “Por que estou concorrendo? Porque isso é sobre eleger o júri para impeachment (POTUS) e eu serei uma jurada. ” Tlaib sofreu críticas  dos republicanos e do que os novos rebeldes do Partido Democrata costumam ver como a velha guarda  dos democratas, considerados mais acomodados, mas para os partidários da esquerda é exatamente o tipo de oposição a Trump que eles esperavam.

A congressista Ilhan Omar, que nasceu na Somália, passou quatro anos em um campo de refugiados e se tornou o primeiro membro do Congresso a usar um hijab, foi, como Tlaib, empossada com uma cópia do Alcorão. Na quinta-feira, ela tuitou, com a imagem de um punho cerrado:  “Juramentada e pronta para defender as pessoas.”

Alexandria Ocasio-Cortez, a mulher mais jovem já eleita para o Congresso, e já amada por sua disposição de dar um soco no estômago dos  críticos e nas políticas republicanas regressivas, foi vaiada quando votou em Nancy Pelosi como porta-voz da Câmara. Como muitos dos novos e mais jovens membros do Congresso, para quem a disputa pela mídia social é sua língua franca natural, Ocasio-Cortez reagiu com rapidez.

Em um símbolo mais sutil da onda de mudanças, Kyrsten Sinema, do Arizona, a primeira pessoa abertamente bissexual no Senado, prestou juramento sobre uma cópia da constituição, em vez da Bíblia, como é mais freqüentemente feito. (Sinema foi empossado pelo profundamente religioso vice-presidente, Mike Pence, não exatamente conhecido por seu apoio às pessoas LGBT.)

Naturalmente, não foram todos os gestos de brigas e simbólicos partidários: muitos dos novos membros também começaram a fazer o negócio de governar. Ocasio-Cortez passou a semana renovando suas ligações para o sistema único de saúde Medicare for All, encerrando as prisões com fins lucrativos e a prisão no gelo, e lutando por um “New Deal Verde”. Omar se gabou da aprovação imediata pelos  democratas de duas novas leis para reabrir o governo, ainda no meio de uma paralisação parcial.

Há muito mais a ser feito, mas para os democratas que buscam motivos para se entusiasmar com o teor do novo Congresso, e esperam que a mudança ainda esteja por vir, há muitos motivos para comemorar.

ANOTE AÍ

Fonte: The Guardian | Tradução: Google tradutor

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes