Pesquisar
Close this search box.

Gratidão, povo da Bolívia, pela Esperança dada ao mundo!

Gratidão, povo da Bolívia, pela Esperança dada ao mundo!

O povo campesino da Bolívia, mostra sua força ao derrotar o golpe de Estado. Marconi Burum, comemora e agradece a vitória da esperança sobre a oligarquia estrangeira.

Sim! Como uma Esperança… Uma luz no começo do túnel, nessa luta por um novo paradigma civilizatório geopolítico de decolonização, direitos e oportunidades a todas e todos, a VITÓRIA do partido “Movimento ao Socialismo”, o MAS, na Bolívia, que eleva à Presidência do País um aliado de Evo Morales, este último que sofreu um golpe de Estado[1] ano passado (2019), em cuja oligarquia sequestrada mental e economicamente pelo capital estrangeiro e pelo egoísmo de castas podres da herança colonial europeia, resolvera raptar do cargo um homem digno, um representante da ancestralidade indígena que havia, naquele momento, sido eleito democraticamente para uma etapa de sua mobilização de caminho revolucionário em seu país.

A vitória de Luis Arce (neste último domingo, 18) é aquele típico “jogo de 6 pontos”, cujo o time não apenas leva para casa os 3 pontos do campeonato, mas tira do adversário direto ao título os 3 pontos que lhes eram concorrência direta.

Isto é, não é apenas um “novo” presidente que primará pela continuidade de o Novo Constitucionalismo[2] Achado Nas Aldeias (o Bem-Viver), a garantia da Democracia e a efetividade da Cidadania, no entanto, o esforço pela Justiça de Transição[3], expurgando mais uma vez uma oligarquia subserviente aos interesses estadunidenses[4] e que poderia perfeitamente “teimar” em durar (maltratar os povos vulnerabilizados da Bolívia) por mais uma, duas, três décadas. (O sangue jorrou, mas estancado está por algum período que, torcemos, seja ao menos de uns cinco séculos para frente.)

Também não é a vitória da democracia apenas, mas a derrota de um projeto colonial que tenta ressuscitar institucionalmente o tempo todo, em cada discreta temporada (no “campeonato” civilizatório). É a vitória dos espoliados, os indígenas, os camponeses, os trabalhadores e as trabalhadoras amontoados nas favelas e periferias do País. É a vitória do povo, de fato!

Viva a Bolívia! Viva o Povo Boliviano!

… e muito obrigado pelo recado de Esperança dado aos espoliados do mundo, Bolívia!

[1] A Bolívia é hoje comandada por Jenine Áñez, que, com o apoio da alta cúpula militar e burguesa do país, se autoproclama presidenta interina. 

Lembrando que “essa gente”, logo que tomou o poder, ordenou às forças policiais um massacre que assassinou, com vistas a reprimir e desmobilizar os protestos, diversos apoiadores do ex-presidente Evo Morales, entre os quais, indígenas que não aceitaram o Golpe.

[2] Pesquise, quando puder, sobre as Constituições do Equador e da Bolívia. Estes povos souberam revolucionar uma nova geração de direitos fundamentais em cujos pilares fundantes de seus Estados abarcaram o elemento “Bem-viver”, semântica dos povos originários para os quais uma tríplice harmonia deve reger a vida, a existência e a “ordem” sistêmica, qual seja, i) Harmonia Eu-Eu; ii) Harmonia Eu-Outro; e iii) Harmonia Eu-Natureza. Todos o direitos e as políticas, portanto, precisam ter como base estes referentes, antes de principiológicos, programáticos.

[3] Que, em síntese, significa o caminhar da Justiça após os livramentos possíveis da tutela colonial, do domínio das ditaduras e estados de exceção, e de todos os ciclos históricos de hegemonias autoritárias segregadoras e espoliadoras dos povos (em cada espaço-tempo de cada gente).

[4] Lembrando que o Golpe de 19 na Bolívia, além de outros, foi fortemente patrocinado por Elon Musk, magnata da tecnologia, cujo interesse direto é em uma das riquezas naturais da Bolívia, o lítio, matéria prima excedente naquele País e que é fundamental para a produção de baterias usadas em todo tipo de equipamento hoje em dia. 

A manutenção dos bilhões de dólares deste ser imundo que invade com seu poder-capital outras nações (comprando os golpistas), depende deste e outros minérios do “Triângulo do Lítio” (Chile, Argentina e, principalmente, Bolívia.)

Musk chegou a escrever em sua conta no twitter: “Vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso”. 

Os EUA, nos bastidores operaram para o Golpe a fim de manter seus interesses econômicos. E a OEA, mais uma vez preferiu chancelar a postura estadunidense que intervir no contra-golpe. 

 

Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes