ABCerrado: Projeto ambiental promove alfabetização e valorização do Cerrado
Por SINPRO/DF
Mais um projeto pedagógico de sucesso: o ABCerrado. Idealizado pelo professor, Mestre capoeirista e artista plástico, Flávio Paulo Pereira, mais conhecido como Pau Pereira, o projeto consiste em alfabetizar, de forma lúdica e divertida, diversos estudantes da Educação Infantil e das séries iniciais, além de incentivar a valorização do Cerrado.
Pau Pereira é funcionário da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) há 30 anos e atua em diversas escolas do núcleo rural. Ele explica que o projeto surgiu ao perceber que o Cerrado era o principal bioma em que os estudantes do campo estavam inseridos. Pensando nisso, resolveu contextualizar o meio ambiente como base para ensinar língua portuguesa às crianças.
Basicamente, o projeto cataloga espécies da fauna e flora nativa para estudo e, a partir disso, os estudantes associam o Cerrado ao alfabeto, criam desenhos e poemas sobre cada planta encontrada. Desta forma, é possível construir uma consciência ecológica nos alunos e estimular a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.
“A criança é envolvida e aprende, na prática, as especificidades do ambiente em que vive. Sentem-se parte desse espaço e tornam- se, efetivamente, sujeitos ecológicos e conscientes que compreendem o valor da biodiversidade do Cerrado e a importância de sua preservação. Além de melhorar práticas de português e demais conhecimentos curriculares. ”, explicou Pau Pereira.
A partir do ABCerrado, surgiram também outras ramificações de projetos voltados para o Cerrado. O primeiro é o Bicho Serrador, que consiste na coleta de material morto do Cerrado para produção de esculturas naturais, móveis rústicos e instrumentos utilizados na capoeira. Já na MATOmática ou matemática do mato, as crianças contabilizam a folhas e folíolos de árvores do Cerrado para conhecerem os números e realizarem operações matemáticas.
O projeto cataloga espécies da flora e associam o Cerrado ao alfabeto (A – articum, B – bacupari, C – Caliandra)
O ABCerrado recebeu o Prêmio EAPE de melhor projeto da educação infantil, em 2002, e o Prêmio Tom do Pantanal, da Fundação Roberto Marinho no ano de 2003, por estimular a valorização da sociobiodiversidade do Cerrado, melhorando a relação ser humano com a natureza, pois prepara as crianças para uma aprendizagem baseada no meio ambiente.
Atualmente, o professor Pau Pereira atua na Escola Classe Córrego do Meio, em Planaltina- DF, onde desenvolve suas práxis educativa através de práticas ecológicas na educação infantil e nas séries iniciais.