Proposta brasileira na ONU busca erradicar discriminação no esporte mundial

Proposta brasileira na ONU busca erradicar discriminação no esporte mundial

A votação sobre a proposta está marcada para ocorrer em 13 de outubro no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Por Ninja Esporte Clube/Redação

O governo brasileiro está preparando uma proposta de resolução a ser apresentada na Assembleia Geral das Nações Unidas, recomendando que países em todo o mundo desenvolvam políticas e leis destinadas a combater o racismo e a discriminação no esporte. A iniciativa surge em resposta aos ataques racistas enfrentados por Vinicius Jr. durante partidas do campeonato espanhol. A proposta também ganhou impulso com o recente incidente envolvendo o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, que forçou um beijo em uma jogadora campeã do mundo.

O projeto sugere que a ONU inicie programas globais em colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a FIFA para erradicar o racismo e a discriminação, aproveitando eventos esportivos de destaque, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, para promover campanhas nesse sentido. O documento foi obtido com exclusividade pelo jornalista Jamil Chade, no UOL.

O Brasil já conta com o apoio de países africanos e outras nações emergentes para a proposta. O governo brasileiro também trabalhou nos bastidores para garantir que o texto não se transformasse em uma acusação direta à Espanha, com a qual Madri se sentiu confortável.

A resolução expressa profunda preocupação com incidentes passados e recentes de racismo e discriminação no esporte, encorajando os órgãos esportivos a combater essas práticas por meio de iniciativas antirracistas e da aplicação de códigos disciplinares que imponham sanções a tais atos.

A votação sobre a proposta está marcada para ocorrer em 13 de outubro no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Além do combate ao racismo, o texto também aborda a necessidade de envolver mulheres e meninas no esporte, reconhecendo as múltiplas formas de discriminação e violência de gênero que enfrentam no contexto esportivo.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CAMPANHAS

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 104
REVISTA 103
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

CHICO MENDES 35 ANOS – EMPATE DE RETOMADA

Há 35 anos, Chico Mendes foi silenciado, mas sua luta ecoa até hoje. Quer saber como você pode fazer parte dessa história?

💪🏼Chico Mendes foi um líder inesquecível, assassinado por defender nossas florestas e os povos que nelas vivem. Seu legado enfrentou ameaças, mas agora é a hora da virada. É o momento do “Empate de Retomada”, uma nova fase na luta pelas conquistas e ideais de Chico.

👉🏻Para fazer esse empate acontecer, precisamos mais do que nunca da sua parceria e contribuição. DOE AGORA! Seja parte dessa retomada!