Pesquisar
Close this search box.

Rede Cerrado reafirma compromisso com o bioma e seus povos

Rede Cerrado reafirma compromisso com o bioma e seus povos –

Assembleia Geral reuniu cerca de 30 entidades associadas à Rede Cerrado em Brasília, para debater novas estratégias e ações conjuntas em defesa do Bioma e de seus povos; evento marcou o início de uma nova fase para a Rede Cerrado.

União de esforços e saberes, resistência dos povos, movimento, esperança, partilha, defesa e gratidão. Essas foram algumas das palavras e sentimentos que permearam a Assembleia Geral da Rede Cerrado, ocorrida em Brasília (DF), em maio último.

A atividade reuniu cerca de 50 pessoas de todo o Brasil, representantes de 30 entidades associadas à Rede Cerrado. O principal objetivo foi traçar estratégias e ações conjuntas para intensificar a atuação da Rede em defesa do Bioma, de seus povos e comunidades tradicionais.

O evento marcou o início de uma nova fase para a Rede Cerrado. Maria do Socorro Teixeira Lima, mais conhecida como dona Socorro, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e atual coordenadora-geral da Rede Cerrado, disse que a expectativa, com a retomada das atividades, para ela, foi superada. “A gente está confiante que a partir dessa assembleia a Rede Cerrado vai continuar suas lutas de apoio e de defesa do Bioma com ainda mais força e unidade”.

Já Rodrigo Noleto, do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e atual coordenador administrativo da Rede Cerrado, lembrou que, nesta nova fase, dois projetos ajudarão a Rede principalmente no âmbito do fortalecimento institucional e da incidência política. “A gente quer trazer o Cerrado como um Bioma fundamental que está indo embora e está cada vez mais frágil”, alertou Noleto.

A Assembleia Geral da Rede Cerrado ocorreu num período em que o Bioma sofre graves ameaças, sendo substituído rapidamente por extensas áreas de monoculturas e pecuária. A devastação do Cerrado já chega a 52% do território e isso está comprometendo nascentes, rios, riachos, além das culturas e práticas sustentáveis de conservação. O contexto fez com que a Rede Cerrado reafirmasse seu compromisso em defesa do Bioma, dos seus povos e comunidades tradicionais.

Irene Maria dos Santos, do Instituto Brasil Central, que acompanha a Rede Cerrado desde a sua criação, em 1992, destacou a grande relevância da Rede por ser, em um único espaço, uma articulação, uma mobilização e um intercâmbio de experiências.

“Se a gente, enquanto sociedade civil, não se organiza, a gente não tem possibilidade de avançar em uma política pública de desenvolvimento sustentável para o Cerrado. A gente precisa desse lugar!”.

ANOTE: 

Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária:  http://xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826. 

Camiseta Krenak: http://xapuri.info/produto/camiseta-krenak/

 

 

 

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes