A Renascença é uma renda feita com dois materiais: o lacê, que é uma espécie de uma fita, e a linha de bordar. Primeiro é feito um risco (desenho) da peça, depois o lacê é alinhavado nesse desenho e a partir daí é que – preso numa almofada – são feitos minúsculos pontos para segurar toda a peça.
São milhares de pontos em cada peça. A d. Odete, na foto segurando um molde alinhavado de um vestido, é uma das mais antigas rendeiras dos municípios de Poção e de Pesqueira e aos 90 anos continua produzindo peças lindas. Vai deixar como legado o fato de ter ensinado dezenas de rendeiras da atual geração.
Mas como acontece em outras áreas do artesanato, a renda Renascença vai ficar cada dia mais rara porque ela é muito trabalhosa e cara e as pessoas não dão o devido valor ao trabalho do artesão.
O texto acima, e também as fotos desta matéria, são da jornalista Reiko Miura e foram postados originalmente na página da Reiko Miura no Facebook.
MAIS SOBRE A RENDA RENASCENÇA:
Esse tipo de renda teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, chegando ao Brasil por freiras europeias. A arte delicada difundiu-se em nosso país e agora sua produção está concentrada principalmente na região Nordeste.
A renda Renascença é o tipo de artesanato que se perpetua, sendo passado de geração a geração pelas famílias rendeiras.
Para rendar, são necessários materiais como linha, agulha, lacê e uma espécie de almofada para suporte. O desenho da renda é feito em um papel vegetal, fixado à almofada. Assim, o lacê é preso ao papel e os diferentes pontos da renda Renascença são criados em traçados sinuosos, dando origem a diversas peças.
Fonte deste texto complementar: blog.elo7
Dona Odete, a rendeira de Reiko
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
Revista Xapuri
Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?