Resumo da novela Brasil

Resumo da novela

Por Rosy Morena

Se você perdeu algum capítulo da novela Brasil nos últimos dias, vou fazer um resumo:
-Para bancar novo programa de emprego, que alivia os gastos dos empresários, o governo taxou o seguro desemprego
-Brasil bateu recorde com 38 milhões de trabalhadores na informalidade
-O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) quebrou uma obra de exposição sobre racismos (na semana da consciência negra) que criticava o genocídio da população negra por parte do
-Foi anunciado o fim dos estoques públicos de no Brasil
-Governo extingue o seguro DPVAT, que destinava anualmente cerca de 2 bilhões de reais ao SUS
-Com o fim do seguro, o governo terá de arcar com a impressão dos documentos dos veículos, cerca de 270 milhões de reais por ano
-Petrobrás aumentou em 4% o gás de cozinha
-Dólar atinge o maior valor da história e chega em 4:20-O Ministro da afirma que as Universidades Federais possuem plantações de maconha e laboratórios de produção de drogas sintéticas, em mais uma tentativa de desmoralizar a educação no Brasil
-Governo estuda liberar exportação in natura de madeira nativa da Amazônia
-A Ministra Damares Alves cria um canal para denunciar e perseguir professores que são contra a ~família~
-Foi proposta uma homenagem ao ditador, torturador e assassino Augusto Pinochet na Assembléia legislativa de São Paulo
negro da Unesp é chamado de macaco e esfaqueado
-Homem mata moradora de rua com tiro após ela pedir um real de esmola
-Crentes tentam invadir e boicotar missa pelo dia da consciência negra no Rio de Janeiro
-“Cidadão de bem” militante bolsonarista mata taxista em discussão que levou 9 segundos
-Presidente do Psol em Xapuri foi assassinado
-Pesquisa mostra que casos de registraram alta de 13% em 2019
-Polícia apresenta linha de investigação em que Carlos Bolsonaro figura como um dos suspeitos do assassinato de
-Carlos Bolsonaro, famoso por sua atuação na internet, apaga as contas das redes sociais
-Carlos Bolsonaro pede licença sem remuneração da Câmara dos Vereadores do RJ
-Nova na investigação do caso aponta que existia uma terceira pessoa no carro dos assassinos (porém a polícia ~perdeu~ as imagens das câmeras)
-Após mais de 600 dias do assassinato de Marielle Franco, o Ministro Sérgio Moro mostrou repentino interesse no caso
-Ministro da e PGR mandaram a Polícia Federal investigar testemunha do caso, tocado pela Polícia Civil e afeto a um juiz estadual
-Porteiro do condomínio de Jair Bolsonaro presta novo depoimento no caso do assassinato de Marielle Franco e diz que se enganou
-Jair Bolsonaro lança primeiro partido fascista de ultra direita brasileiro, chamado Aliança pelo Brasil
-Neste partido, Jair é o presidente, seu filho o vice, e o outro filho, de 21 anos, é o conselheiro
-O número escolhido para o partido é o 38, para remeter ao revólver
-O símbolo do partido foi construído com dezenas de balas de arma de por cidadãos de bem
-No evento de lançamento do partido falou-se em morte aos “esquerdistas”.
-No estatuto, Aliança pelo Brasil defende Deus, família, armas e repúdio ao comunismo.

Fonte: Facebook da Fabiana Agra

[smartslider3 slider=44]

<

p style=”text-align: justify;”> 

Deixe seu comentário

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!