Remédios Esquisitos – Um dia desses aprendi um bocado de coisas estranhas sobre duas coisas muito corriqueiras – sobre alho e cebola… Não digo que lhe conto para que você tenha um bom assunto de conversa, na próxima reunião, porque há muita gente que tem alergia a uma ou outra palavra.

Por Clarice Lispector

Vendo a conversa pelo preço que comprei. Fiquei sem saber se acreditasse ou não, e você provavelmente ficará assim, também. Por exemplo: disseram-me que a cebola, esfregada sobre a calva, faz nascer os cabelos… Pelo menos mal não faz, suponho.

Outra: que a rainha Isabel da Inglaterra comia, como refeição matinal, um pedaço de carne, cerveja e muitas cebolas – e daí vinha o seu extraordinário vigor.

E alho pra asma… No século XVIII um médico fez fortuna com uma fórmula de sua descoberta. Cozinhava um pouco de alho até que este perdesse a rigidez: juntava à água do cozimento uma quantidade igual de vinagre. E para dar ao composto um sabor de xarope, punha açúcar à vontade.

Então jogava nesse xarope os dentes de alho cozidos.  No dia em que o doente tomava dessa mistura, não tinha asma. Verdade? Mentira? Contaram-me como verdade.

Clarice Lispector (in memoriam) – Escritora, em “Correio Feminino”. Organização Aparecida Maria Nunes. Editora Rocco, 2006.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

One Response

Comentários