Pesquisar
Close this search box.

Dona Maria da Soledade, líder comunitária de Cachoeira da Prata

Dona Maria da Soledade Nascimento Silva criou os oito filhos (só um morreu, aos 25 anos, de acidente) e os 14 netos trabalhando na roça de toco, produzindo farinha. Em ano bom, dona Soledade e o marido plantam duas linhas de mandioca, o que em tese renderia 60 sacas. Em tese, porque a farinha que alimenta a família toda vai sendo processada aos poucos, durante o ano, conforme a necessidade, então sobra pouco para vender.

Por Zezé Weiss

Com o açude, que vai render peixe pra melhorar a dieta das famílias e peixe pra vender, pra gerar um pouco de renda para a comunidade, dona Soledade espera ter condições de trazer os dois filhos, que tiveram que ir pra São Paulo em busca de trabalho, de volta. “Eles não se ajustam por lá e nós não nos ajustamos sem eles por aqui, fazem muita falta”, diz dona Soledade.

Como líder comunitária, coube a ela assumir a linha de frente na mobilização da sociedade para preparo do açude. “O tanque, a máquina contratada pelo Movimento Solidário cavou, mas a limpeza do tanque quem fez foi a comunidade, mulheres e homens juntos. Não teve uma mulher que não arrancou graveto, na unha”.

Dona Soledade estudou pouco, escreve com dificuldade, mas sabe compor músicas para ocasiões especiais, como a que ela e a irmã Maria fizeram para a inauguração do açude, treinada e cantada por toda a comunidade para recepcionar a delegação do Movimento Solidário. Como ela faz isso sem saber ler? “Ah, isso é fácil, a gente segue os hinos da igreja, depois só precisa fazer rimar”, explica.

Por que homenagear as visitas com rima? “Porque com o peixe vai ser melhor, vamos tirar pra comer, vamos tirar pra vender, vai melhorar as coisas pra nós, eu estou muito feliz e, quando a gente está feliz, a gente canta. Canta e agradece a quem trouxe pra gente a graça de ser feliz. Muito obrigada, Denise, muito obrigada, seu Jair, muito obrigada todo mundo do Movimento Solidário”.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes