Pesquisar
Close this search box.

Vídeo nas Aldeias lança plataforma de streaming com 88 filmes sobre temática indígena

Vídeo nas Aldeias lança plataforma de streaming com 88 filmes sobre temática indígena

Do http://faustojunior.com/blog/indioflix/

ONG fundada por Vincent Carelli, que registra a realidade dos índios no Brasil e forma cineastas indígenas há mais de 30 anos, oferece agora a transmissão online de todo seu catálogo “on demand”.

Vídeo nas Aldeias lançou uma nova plataforma de streaming (transmissão online) para os seus filmes. A ONG fundado por Vicent Carelli registra desde 1986 a realidade dos povos indígenas no Brasil e promove, desde 1997, a formação de cineastas indígenas nas aldeias. Já foram feitas mais de 127 oficinas, 8 mil horas de gravação e vídeos com mais de 31 povos.

Por meio deste link, é possível assistir a 88 filmes, em streaming ou por download, e que podem ser comprados ou alugados por uma semana. Até então, os vídeos eram distribuídos em DVD mas, segundo Carelli, o streaming permite ampliar o acesso ao material.

O objetivo do projeto não é apenas registrar culturas, mas revelar visões de mundo múltiplas e complexas. Segundo a organização, são vozes que resistem à invisibilidade e ao apagamento a que têm sido submetidos os povos nativos no Brasil. Desde o princípio, a intenção é apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com as comunidades.

Cena do filme Martírio, dirigido por Vincent Carelli, e disponibilizado gratuitamente por um mês na nova plataforma | Divulgação

A organização também lançou uma campanha de filiação. É possível filiar-se ao Vídeo nas Aldeias com uma contribuição mensal ou anual (veja aqui). Para Carelli, que é diretor e antropólogo, o país vive um momento de desmonte da cultura e da educação, e o projeto tem encontrado dificuldades para expandir o processo de formação de cineastas indígenas. “São tempos que exigem redes de solidariedade e financiamento coletivo”, explica.

Para o Vídeo nas Aldeias, “em um momento de grave retrocesso dos direitos fundamentais dos povos indígenas no país, a expressão audiovisual torna-se estratégica, rompendo com as narrativas hegemônicas e criando espaços de legitimação, visibilidade e ressonância da diversidade cultural destas populações e de suas demandas”. A contribuição, segundo o projeto, é indispensável para a continuidade das atividades.

A nova plataforma também disponibilizou gratuitamente por um mês o premiado filme Martírio, dirigido por Vincent Carelli com co-direção de Tita e Ernesto de Carvalho. Basta acessar o link, clicar em comprar e liberar o filme com o código promocional KAIOWA.

 

Fontes:
www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/video-nas-aldeias-lanca-plataforma-de-streaming-com-88-filmes-com-tematica-indigena

Videonas Aldeias – filmoteca

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes