Você sabe de onde vem a cuia do tacacá?

Você sabe de onde vem a cuia do tacacá?
Da página do Sérgio de Carvalho no Facebook

Ouvimos rumores de que neste fim de semana chegará uma friagem aqui em Rio Branco, e a gente sabe que quando bate um ventinho, vocês já correm para tomar tacacá, né?!
 

Pensando nisso, nosso Patrimônio Curioso te traz uma informação bem legal: você sabe de onde vem a cuia do tacacá? Então, ela é feita a partir de uma planta chamada Crescentia Cujete, popularmente conhecida como Cabaça, Coité ou Árvore-de-Cuia. De acordo com a tradição, a confecção é 100% artesanal e feita desde o século XVII, pelas mãos das populações nativas.

Já a árvore que provém o produto pode alcançar até 12 metros de altura e passa o ano inteiro dando frutos, que quando maduros, apresentam coloração marrom e são bastante resistentes, sendo utilizadas também para fazer caixa de ressonância em berimbaus (instrumento musical afro-brasileiro), utensílios domésticos e até mesmo artigos de moda.
Depois da colheita, o fruto é partido ao meio e passa por um longo processo de secagem por mais ou menos três dias. Depois, fica novamente dentro d’água por mais alguns dias para amolecer – isso para facilitar o processo seguinte: o de raspagem. Logo após, é feito o lixamento da cuia, onde são usadas escamas do pirarucu e folhas da embaúba.
O processo seguinte é o de tingimento, no qual são utilizados pincéis feitos de penas de galinhas. Já o pigmento utilizado para dar aquela coloração escura é extraído de uma árvore chamada Cumaté. Por último, a cuia permanece por dez horas em cima de brasa e gravetos.
Antigamente, na combustão usava-se urina humana, com o objetivo de acelerar o processo responsável pela fixação da coloração. Após esse processo, eram lavadas com água corrente e ervas cheirosas. Ainda bem que essa parte mudou, né?!
Fato é que muitas pessoas acreditam que o tacacá fica muito mais gostoso servido na cuia do que em qualquer outro utensílio. E você, o que acha?
Texto: Patrimônio Histórico Cultural de Rio Branco –  Foto: Alberto Ferreira – FGB

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

Banners II - camisetas

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow


E-Books


ANDARILHOS DA CLARIDADE
CAMINHANDO NA FLORESTA
REQUIEM PARA O CERRADO
CARLOS MARIGHELLA
POR UM MUNDO SEM VENENO
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow